Serviço social da América Latina e Caribe ganha força no cenário internacional
A eleição de uma nova direção para a Federação Internacional de Assistentes Sociais (FITS); a aprovação de uma definição mundial de Serviço Social que se aproxime com a que a América Latina defende; uma conferência brasileira em um evento que reuniu assistentes sociais de todos os continentes. Tudo isso foi destaque na Assembleia Geral da FITS e na Conferência Mundial de Serviço Social, que aconteceram em Melbourne, na Austrália, no início do mês de julho. Os eventos foram organizados pela FITS, em parceria com a Associação Internacional de Escolas de Serviço Social (IFSSW/AIETS) e o Conselho Internacional de Bem-estar Social (ICSW).
Debater a profissão em nível internacional é uma das tarefas que o CFESS vem assumindo ao longo das gestões. E como integrante do Comitê Latino-americano e Caribenho de Organizações Profissionais de Trabalho Social/Serviço Social (Colacats), a entidade marcou presença na Conferência com a participação das conselheiras Esther Lemos, coordenadora da Comissão de Relações Internacionais, e Sandra Teixeira.
A Conferência contou com a participação de profissionais de todas as partes do mundo, inclusive do Brasil, que socializaram os resultados de estudos e pesquisas.
A presença brasileira foi significativa: na sessão de apresentação de trabalhos por comunicação oral contou com cerca de 35 estudos de profissionais brasileiros e brasileiras.
Articulação internacional
A Conferência foi um importante espaço para articulação com outros países, avançando na direção das deliberações do 42º Encontro Nacional.
No dia 10 de julho, foi realizada uma reunião da região da América Latina, quando foram socializados informes do Colacats da Assembleia Geral da FITS.
Já no dia seguinte, 11 de julho, foram outras duas reuniões: a primeira com o grupo do Serviço Social Radical, que construiu moção de repúdio ao massacre de Israel sobre a população da Faixa de Gaza; e a segunda, que iniciou um processo para articulação da Rede Iberoamericana de Assistentes Sociais.
O Serviço Social Latino-americano e caribenho foi destaque e as eleições para a presidência da FITS demonstraram isso. A América Latina propôs a candidatura de Rodolfo Martinez, do Uruguai, para presidência. E por apenas quatro votos, não foi eleito para o cargo. Além do Brasil, havia representação do Chile, Argentina, Porto Rico, México, Costa Rica e Cuba. A Fits, desde então, vem sendo dirigida por Ruth Stark (Escócia/Reino Unido).
"Ainda que um candidato que apoiamos não tenha vencido, o processo eleitoral mostrou que estamos ampliando nossas articulações com outros países, inclusive da Europa e Ásia, e que partilhamos de uma necessidade de renovar a direção da Fits", destacou Esther Lemos.
Por um conceito mais crítico para a profissão
O conservadorismo da FITS já foi alvo de críticas do Colacats e do CFESS em outras ocasiões. Nesse sentido, o Conselho Federal vem defendendo uma definição mundial de Serviço Social mais crítica, centrada nos valores e princípios éticos que o Código de Ética do/a Assistente Social do Brasil e o estatuto do Colacats trazem.
Por esse motivo, o texto aprovado consensualmente na Assembleia Geral da Fits, em Melbourne, que teve como referência a contribuição de todos os continentes, pode ser considerado um avanço. Isso porque o documento concebe o Serviço Social como profissão, o que possibilita para cada região uma interpretação singular, de acordo com os marcos teóricos e legais nacionais.
Texto original: http://www.cfess.org.br/visualizar/noticia/cod/1113
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde
Últimas notícias
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação