A Escola Indígena Waikarnãse recebe a visita dos acadêmicos do CEULP
No dia 11 de abril os acadêmicos dos cursos de Educação Física e Ciências Biológicas realizaram uma visita na Escola Indígena Waikarnãse, localizada na Aldeia Salto Kripre Xerente, em Tocantínia - TO. A escola trabalha com aproximadamente 140 crianças indígenas, da Educação Infantil ao 5º. Ano do Ensino Fundamental, sendo o corpo docente formado por professores indígenas com graduação em Licenciatura Intercultural, pela UFG. A visita fez parte de uma atividade interdisciplinar organizada pelas professoras Maria Aparecida da Rocha Medina e Adriana Ziemer Gallert, com as turmas de Currículo e Gestão em Ambientes Educativos, Didática, Organização do Trabalho Pedagógico e Políticas e Normas da Educação.
A visita teve como objetivo analisar a realidade da escola indígena em relação ao currículo que desenvolve, ao tipo de gestão educacional que acontece no seu cotidiano e à forma como organiza o seu trabalho pedagógico. A vivência intercultural foi planejada contemplando os seguintes momentos: atividades físicas com as crianças, coordenadas pelos acadêmicos de Educação Física; atividades com a comunidade indígena sobre assuntos relacionados ao lixo, à alimentação e à higiene, coordenadas pelos acadêmicos de Ciências Biológicas; visita na comunidade, nos arredores da escola; e roda de conversa com os professores e o Diretor e Cacique da aldeia, Valci Sinã.
Os acadêmicos avaliaram como satisfatória a atividade interdisciplinar, destacando a contribuição para a sua formação pessoal e profissional:
"Esse tipo de visita nos engrandece emocional e culturalmente, pois passamos a olhar com outros olhos as culturas diferentes." (Neivan Ferreira dos Santos - Educação Física)
"Foi uma manhã de muito conhecimento, pois tivemos a oportunidade de conhecer como é o ensino em uma escola indígena, e saber que eles, além de aprenderem a língua materna, aprendem também a ler e escrever na Língua Portuguesa." (Adlaivia Arantes - Ciências Biológicas)
"Nunca tive contato antes com os índios, tinha outro ponto de vista com relação a eles. Só agora pude conhecer mais a fundo como é a cultura deles, como é o seu sistema educacional. Foi uma experiência excelente e nos proporcionou uma vivência muito proveitosa." (Ana Flávia Brito de Freitas - Educação Física)
"Tivemos a oportunidade de conhecer a diversidade cultural que existe ao nosso redor." (José Adailton Rodrigues de Souza - Ciências Biológicas)
"Percebi que eles têm muito orgulho da cultura deles. A fala do diretor me fez refletir sobre as minhas raízes: nunca devemos esquecer o que somos." (Suzanny Carolline - Educação Física)
http://ulbra-to.br/galeria/2014/04/28/A-Escola-Indigena-Wakarnase-recebe-a-visita-dos-academicos-do-CEULP
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde
Últimas notícias
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação