Professora de Jornalismo do CEULP/ULBRA lança livro sobre história da medicina no Tocantins
O livro "Salve Doutor! A Medicina do(no) Tocantins em livro reportagem", de autoria da professora do curso de Comunicação Social/Jornalismo do Ceulp/Ulbra, Jocyelma Santana, tem lançamento marcado durante o XVIII Congresso Brasileiro de História da Medicina e I Congresso Tocantinense, nos próximos dias 06 a 09 de novembro, no auditório da OAB, na cidade de Palmas-TO.
A obra é resultado da pesquisa feita pela professora durante os meses de novembro do ano passado a outubro deste ano. O livro resgata a história de disposição e solidariedade dos profissionais da classe médica, pioneiros que vieram para o antigo norte goiano, hoje Estado do Tocantins, implantar os serviços básicos de saúde em uma região considerada abandonada, assim como conta a história regional.
A ideia de escrever o livro nasceu a convite do médico Nicolau Esteves, em parceria com o Instituto Presidente Antônio Carlos - ITPAC. A professora conta que a obra retrata um apanhado geral de três séculos, focando mais na história contemporânea, das últimas décadas do século XX até o ano de 2013. "trata-se de um livro-reportagem. Lá, eu mostro quem foram e quem são os personagens médicos que munidos de disposição e ousadia vieram para os rincões tocantinos, implantar serviços de saúde no abandonado norte de Goiás" explica.
De acordo com a professora, o livro também traz depoimentos pessoais de médicos e familiares destes profissionais, mas também mescla com outros dados históricos, um deles o relatório histórico dos médicos-pesquisadores Arthur Neiva e Belisário Penna, do início do século XX. "Pesquisar sempre exige dedicação. Com a vida corrida que tenho, tive que encontrar espaço para ouvir as fontes vivas, encontrar documentos históricos, fotos, registros da presença de médicos nesta região, desde o século XVIII até os dias atuais", comenta.
Segundo a professora do ITPAC e membro da comissão organizadora dos Congressos de História da Medicina, Magda Amorim, a obra tem o objetivo de Despertar o interesse sobre o assunto através dos Registros de parte da história da medicina no Tocantins. "Abrir espaço para novas abordagens, novas possibilidades e novos olhares sobre a medicina de uma forma mais humana", diz revelando ainda que a autora Para falar da medicina no Tocantins, preferiu dar voz aos autores dessa história. "Predomina na narrativa do seu livro o relato das histórias pessoais dos médicos protagonistas e, através delas, tomamos conhecimento dos problemas de saúde e das patologias que predominavam em cada época, dos instrumentos usados,dos procedimentos cirúrgicos e dos tipos de assistência aos doentes", finaliza.
Essa não é sua primeira obra, a professora Jocyelma Santana também foi autora do livro "Viver de Cara Limpa", que conta a história do ex-recuperando da Fazenda da Esperança, Ricardo Ribeirinha, uma história de superação da dependência química, considerada como uma das doenças que atingem milhões de pessoas e levam tantas outras aos hospitais da rede pública e privada do país.
Os bastidores do livro será apresentado pela escritora, no dia 07, quinta-feira ás 16h30min, durante o congresso. A professora é graduada em jornalismo e direito pela Universidade Católica de Goiás e Mestre em Educação Brasileira pela (UFG). Atuou como repórter da TV Anhanguera/Rede Globo e atualmente é editora e apresentadora do Jornal Anhanguera 1 Edição.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde
Últimas notícias
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação