Pensamento Sistêmico: mini curso Dra Maria Vasconcellos
Palmas sediará o 9o Congresso Brasileiro de Sistemas: pensar a compreensão de sistemas. O evento está sendo organizado pela Fundação Universidade do Tocantins - UNITINS e acontecerá de 22 a 24 de outubro de 2013.
Entre os convidados está a Profa. Maria José Esteves de Vasconcellos penso que o tema que ela trará para discussão possui relação com o trabalho de vocês.
As inscrições para participação no evento estão abertas no http://nonocbs.unitins.br/
No endereço eletrônico vocês poderam verificar a programação, conhecer os convidados e a história do Congresso Brasileiro de Sistemas.
Estamos organizando um mini curso (programação em anexo) a ser realizado pela Professora Maria José no dia 22 de outubro pela manhã no auditório da UNIITNS. O mini curso é aberto a todos os interessados e quero convidá-las a encaminhar esse convite para profissionais e especialistas que poderiam aderir a proposta de participação.
O endereço eletrônico para confirmação da participação é o 9cbs@unitins.br. Por favor, ajudem a divulgar e venham participar conosco!
Conheça a proposta do Minicurso
Tema:
"Repensando conceitos e práticas profissionais, a partir de uma perspectiva sistêmica novo-
paradigmática".
Professora:
Maria José Esteves de Vasconcellos
Público-alvo:
Considerando-se o pensamento sistêmico como uma epistemologia da ciência - e não de
uma ou outra disciplina em particular - o minicurso se destina a profissionais e/ou alunos
oriundos de diversas disciplinas científicas (ciência básica) ou de diversas áreas de aplicação
de conhecimentos científicos (ciência aplicada), interessados em refletir sobre as mudanças
paradigmáticas em curso na ciência e sobre as novas possibilidades de atuação, a partir dessa nova
forma - sistêmica novo-paradigmática - de ver e pensar o mundo.
Duração:
04 horas/aula, na manhã do dia 22 de outubro de 2013
Justificativa:
Tradicionalmente, nossa sociedade tem organizado suas diversas práticas, com base nos
desenvolvimentos da ciência. No mundo atual, de mudanças fortemente aceleradas, nossa forma tradicional de pensar, cientificamente embasada - linear, disjuntiva, compartimentadora - tende cada vez mais a mostrar-se inadequada e insuficiente para abordar a complexidade em suas mais diversas manifestações, em todos os âmbitos da atividade humana. Coincidentemente, a ciência tem sido levada a repensar seus pressupostos, seu paradigma.
O pensamento sistêmico, ecológico ou ecossistêmico - considerado como o novo paradigma da ciência - apresenta-se como uma nova visão - uma nova linguagem ou um novo paradigma - que começa a ser compartilhado e que tem implicações em diversas atividades: educacionais, empresariais, de saúde, comunitárias, políticas ... "Pensar sistemicamente ou ver sistemicamente o mundo é ver e pensar a complexidade deste mundo, além de perceber as relações existentes em todos os níveis da natureza, tentando buscar sempre a compreensão dos acontecimentos - sejam físicos, biológicos ou sociais - em relação aos contextos em que ocorrem (...), e é também utilizar os recursos de auto-organização dos sistemas e suas possibilidades de mudança e evolução" (Esteves de Vasconcellos, Jornal "Estado de Minas", 31/08/2002)
Objetivo:
Oferecer aos profissionais e alunos uma oportunidade de reflexão sobre esse novo paradigma sistêmico e sobre suas implicações para nossas práticas profissionais e para o nosso viver no novo milênio.
Conteúdo programático:
Concepção de paradigma e de mudança de paradigma na ciência. Pensamento sistêmico como novo paradigma na ciência e na vida cotidiana: o que muda em relação à nossa visão tradicional. Implicações do pensamento sistêmico para as diversas práticas profissionais.
Desenvolvimento do programa/atividades:
Considerando que o minicurso será condensado em um único módulo, sugere-se, como atividade preparatória, a leitura do livro "Pensamento sistêmico. O novo paradigma da ciência" (Campinas-SP, Editora Papirus, 2002, 10ª edição revista e atualizada, 2013). O minicurso constará de exposição, intercalada de pequenas vivências.
Profa. Maria José Esteves de Vasconcellos:
é professora aposentada da UFMG, Mestre em Psicologia, Especialista em Terapia Sistêmica de Família e de Casal. Autora do livro Terapia familiar sistêmica. Bases cibernéticas (1995), publicou em 2002 o livro Pensamento sistêmico. O novo paradigma da ciência, já em sua 10ª edição (revista e atualizada, 2013). É também autora de numerosos artigos publicados em periódicos científicos, nacionais e internacionais, assim como capítulos em livros. Desenvolveu a Metodologia de Atendimento Sistêmico - para coconstrução de solução de situação-problema em contexto de autonomia - juntamente com suas sócias na EquipSIS - Equipe Sistêmica. É coautora da obra em 3 volumes: Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais. Volume I - Fundamentos teóricos e epistemológicos (2005, 3ª edição 2012), Volume II, Tomos I e II - O processo de atendimento sistêmico (2007); Volume III - Desenvolvendo práticas com a Metodologia de Atendimento Sistêmico(2010). Participou da criação e coordenação de cursos pós-graduação de Especialização em Atendimento Sistêmico de Famílias e Redes Sociais, nos quais também lecionou, no IEC-PUC Minas, em Belo Horizonte-MG; na UCG / IDEF, em Goiânia-GO; na FAAZ / INDESP, em Vitória-ES, entre 2001 e 2010. Tem prestado consultoria e ministrado cursos e workshops, além de participar de seminários e congressos, nacionais e internacionais, sobre pensamento sistêmico, terapia sistêmica de família e de casal, e sobre mobilização de recursos sistêmicos em redes sociais e comunidades, com a utilização da Metodologia de Atendimento Sistêmico.
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas
Últimas notícias
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD