O Jalapão em Escrituras e Reescrituras
Na semana passada, de 20 a 25/05, docentes que atuam no ASAS do Jalapão se reencontraram para mais uma formação pedagógica em temas ambientais. O evento contou com a participação de 25 professores de São Félix do Tocantins e, 36, em Mateiros, que terminaram as atividades às 17h30min, na última sexta-feira.
O objetivo do II módulo formativo/2013 Comunicar para conservar: produção e correção de textos em temas ambientais é apoiar e acompanhar os educadores. Essa formação foi coordenada pelas mediadoras do ASAS, Rejane Ferreira Nunes (APA/Naturatins), Andréia Rodrigues (Bolsista do projeto) e profa. Maria de Fátima Rocha Medina (CEULP/ULBRA), ministrante do módulo.
O fervedouro do Alecrim, em São Félix, e a Praça do Centro de Atendimento ao Turista (CAT), em Mateiros, são dois espaços regularmente utilizados para entretenimento da população. Por isso, nessa oportunidade formativa, ambos se transformaram em objetos de verificação minuciosa por parte dos docentes a fim de eles percebam e ajudem os estudantes a compreenderem o Jalapão como lugar a ser preservado. Os educadores, atentos e participativos, mostraram entusiasmo e criatividade.
Então, os olhos que, diariamente, veem o fervedouro e a praça, contemplaram esses lugares, esteticamente: como não admirar espaços tão jalapoeiros e ao mesmo tempo universais? Como não desejar que esses lugares permaneçam para outras gerações? Já das mãos, saltaram cordéis, poemas, argumentos, adivinhações, relatórios e apólogos, os quais foram escritos e reescritos. "Seus braços balançam com os sonhos daqueles que passam a te contemplar". Esses versos foram compostos pelos docentes de Mateiros a respeito da praça.
Também foram elaboradas recomendações para que todos aprendam a utilizar cada canto do Jalapão de forma responsável e sem egoísmo, como evidencia o trecho de cordel produzido por uma equipe de São Félix:
O fervedouro do Alecrim
Não podemos imaginar
Tem beleza e riqueza
Para os turistas deleitar
Vamos usar com cuidado
Para o lazer não acabar.
"Essa formação foi a melhor que já participei; a mediadora toca com muita perfeição nos pontos que precisamos lidar com nossos alunos", dizem Elmira e Adriana, cursistas.
E assim, o projeto vai se consolidando por meio do trabalho persistente de dezenas de professores que compreendem cada vez mais a importância de proteger as Unidades de Conservação.
O ASAS é uma iniciativa do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão e é realizado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA), Parque Estadual do Jalapão e APA do Jalapão/Naturatins.
http://ulbra-to.br/galeria/2013/05/27/O-Jalapao-em-Escrituras-e-Reescrituras
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas
Últimas notícias
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD