Professoras do CEULP/ULBRA lançam livro Cultura e Comunicação Visual
Com abordagens sobre os aspectos da imagem, interatividade, cultura e as novas mídias, será lançado, no dia 11 de maio, às 20 horas, na Livraria Nobel, no Palmas Shopping, o livro Cultura e Comunicação Visual, organizado pelas pesquisadoras em Comunicação Social Profª MSc. Valdirene Cássia da Silva, Profª MSc. Irenides Teixeira, do Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ULBRA, em parceria com o pesquisador da Universidade Federal da Bahia - UFBA, Prof. Pós-Doutor Edvaldo Souza Couto (orientador das referidas pesquisadoras no processo de doutoramento).
Publicado pela Editora da ULBRA, o livro Cultura e Comunicação Visual contou com o apoio do Centro Universitário Luterano de Palmas e da Universidade Federal da Bahia na viabilização do projeto. A apresentação do livro é assinada pelo Reitor da Universidade Luterana do Brasil, Prof. Dr. Marcos Fernando Ziemer. De acordo com o Prof. MSc. em Ciências da Computação, Fabiano Fagundes, os textos trazem "relações mais próximas com conceitos como o de hibridentidade, que nos remetem à observação da juventude e webjornalismo e a convergência midiática, que nos fazem entender a imortalidade oferecida pelos registros fotográficos".
As temáticas tiveram origem nas discussões levantadas no grupo de pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC, na FACED/UFBA, e no grupo de pesquisa em Comunicação, Cultura e Sociedade, no Curso de Comunicação Social, do CEULP/ULBRA. Os organizadores do livro encarregaram-se de coordenar as ideias de cerca de 20 pesquisadores, nacionais e internacionais, inclusive eles próprios, em 13 artigos que trazem várias abordagens sobre o universo da cultura e da comunicação visual.
No livro, a compreensão do que é cultura e de como se constroem as suas representações surge em três momentos. Desta forma, os artigos foram agrupados para propor ao leitor a reflexão a partir de enfoques específicos. Sobre juventudes - Juventudes e Cultura: construções e possibilidades; Imagens fotográficas, arquitetônicas e histórias em quadrinhos são discutidas em Narrativas Visuais e suas representações; No último momento, Olhares sobre a mídia em suas múltiplas dimensões, misturam-se fragmentos da história da televisão no Tocantins, a telenovela e suas relações com a cibercultura, o catolicismo espetacular e midiático, a convergência das mídias no webjornalismo e a projeção de identidade corporativa de um clube de futebol.
Sobre os organizadores
Edvaldo Souza Couto
Pós-Doutor em Educação. Professor associado da Universidade Federal da Bahia. Publicou os seguintes livros: Transexualidade: o corpo em mutação; (GGB, 1999); O homem-satélite. Estética e mutações do corpo na sociedade tecnológica (UNIJUI, 2000) e Corpos voláteis, corpos perfeitos: estudos sobre estéticas, pedagogias e políticas do pós-humano (EDUFBA, 2012). É co-organizador dos livros: Corpos mutantes: ensaios sobre novas (d)eficiências corporais (EDUFRGS, 2007 e 2009) e Walter Benjamin: formas de percepção estética na modernidade (Quarteto, 2008) e A vida no Orkut: narrativas e aprendizagens nas redes sociais (EDUFBA, 2010 e 2012); Triunfos do corpo: polêmicas contemporâneas (Vozes, 2012) e Cultura e comunicação visual (Editora da ULBRA, 2013). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, Comunicação e Tecnologias e também na área de Filosofia, com ênfase em Estética Contemporânea: Escola de Frankfurt (Benjamin e Adorno) e Simondon. Estuda principalmente os seguintes temas: estética; corpo e tecnologia; sexualidade e tecnologia; filosofia da técnica; educação, comunicação e tecnologias; cibercultura e novas educações, software livre, leitura e escrita na era digital, currículo e formação de professores; redes sociais na internet. Com bolsa do CNPQ desenvolveu a pesquisa Cibercultura e novas educações: leitura e escrita digitais na formação docente e desenvolve atualmente a pesquisa Cibercultura e Educações: Narrativas de professores nas redes sociais digitais.
Valdirene Cássia da Silva
Graduada em Comunicação Social. Mestre em Educação. Doutoranda em Educação. Professora no CEULP/ULBRA, no curso de Comunicação Social. Pesquisadora na área de Comunicação Social, com ênfase em tecnologias da informação e da comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação, mídia e cultura. Vinculada ao grupo de pesquisa: Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC, da FACED/UFBA e do grupo de pesquisa em Comunicação, Cultura e Sociedade, no Curso de Comunicação Social, do CEULP/ULBRA.
Irenides Teixeira
Graduada em Comunicação Social, Psicologia e Processamento de Dados. Mestre em Comunicação e Mercado. Doutoranda em Educação. Professora nos Cursos de Comunicação Social e Psicologia, do CEULP/ULBRA. Pesquisadora na área de Comunicação Social, com ênfase em fotografia, atuando principalmente nos seguintes temas: linguagem e estética fotográfica, semiótica da imagem e mídia impressa. Vinculada ao grupo de pesquisa: Educação, Comunicação e Tecnologias - GEC, da FACED/UFBA e do grupo de pesquisa em Comunicação, Cultura e Sociedade, no Curso de Comunicação Social, do CEULP/ULBRA.
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas
Últimas notícias
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD