Alunos do CEULP/ULBRA promovem ?Cinema ao ar livre?
Os acadêmicos de Comunicação Social, do CEULP/ULBRA, apresentam nesta sexta-feira, 12, às 20h, "Cinema ao ar livre", na Feira do Bosque, em Palmas. Durante o evento serão exibidos dois documentários e em seguida os acadêmicos debaterão a temática fotojornalismo. O convidado da atividade é o repórter e colunista Eduardo Lobo.
A intenção dos acadêmicos é mostrar que a fotografia jornalística oferece uma visão objetiva, arguta e abrangente de um acontecimento de interesse jornalístico, onde a principal qualidade de uma imagem jornalística é a informação. O tema é apresentado e discutido no livro Cultura e Comunicação Visual, organizado pelos professores Edvaldo Couto (UFBA), Valdirene Cássia da Silva e Irenides Teixeira (CEULP/ULBRA). O artigo que inspirou a atividade dos alunos é do investigador e professor de Jornalismo, da Universidade Fernando Pessoa, Porto - Portugal, Jorge Pedro Sousa, intitulado "Estatuto e Expressividade da fotografia jornalística: um ensaio".
Segundo o autor, " a fotografia é de fato um sistema expressivo complexo, podendo funcionar como índice, ícone ou símbolo. A função referencial, icônica, da imagem é aquela que mais se deve perseguir no fotojornalismo, já que levar ao leitor a informação é a única busca importante". No texto, Jorge Pedro destaca, ainda, que a fotografia jornalística pode cumprir uma multiplicidade de funções que vai alem do conhecimento, incluindo também o desfrute estético e o entretenimento.
Todos os capítulos do livro Cultura e Comunicação Visual serão debatidos durante o primeiro semestre de 2013, na disciplina Tópicos Especiais em Comunicação, ministrada pela professora MSc.Valdirene Cássia.
A disciplina é desenvolvida por meio de encontros temáticos com convidados, a partir da leitura de textos sobre cada tema e a utilização de recursos midiáticos. Para a reflexão sobre os assuntos propostos, paralelo às atividades também acontecem exposições, apresentações e intervenções.
A obra "Cultura e Comunicação Visual"
Organizada pelos autores Edvaldo Souza Couto, Valdirene Cássia da Silva e Irenides Teixeira e publicada pela Editora da Ulbra, a obra é resultado de parceria da Universidade Luterana do Brasil com a Universidade Federal da Bahia (UFBA). O livro surgiu das discussões e reflexões iniciadas no grupo de pesquisa em Educação, Comunicação e Tecnologias, da Faculdade de Educação da UFBA e do grupo de pesquisa em Comunicação Cultura e Sociedade do curso de Comunicação Social do CEULP/ULBRA. São 13 artigos publicados, que propõem uma reflexão sobre as apropriações que os diversos sujeitos estão fazendo da cultura e da comunicação visual na contemporaneidade.
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas
Últimas notícias
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD