Programa de Mobilidade Acadêmica
O Programa de Mobilidade Acadêmica promove a integração do corpo discente e docente entre as diversas unidades da ULBRA em todo o território nacional, permitindo aos estudantes a realização de experiências multiculturais e interdisciplinares. O Programa proporciona aos alunos de graduação e de pós-graduação, em nível de especialização, de seus diversos Campi, Centros e Institutos, a oportunidade de estudar em outra unidade da ULBRA, podendo aproveitar os créditos das disciplinas cursadas.
A duração das atividades do intercâmbio nacional possui grande flexibilidade, uma vez que poderão variar de uma viagem de estudos de alguns dias até um ano letivo completo cursando disciplinas de graduação.
Modalidades
Atividade | Duração |
Disciplinas de graduação | um ou dois semestres |
Disciplinas de pós-graduação (especialização) | um semestre, no máximo |
Estágios | uma semana, no mínimo |
Iniciação científica | um mês, no mínimo |
Viagem de estudos | um dia, no mínimo |
Visitas técnicas | dois dias, no mínimo |
Procedimentos
Pré-requisitos
* estar regularmente matriculado na ULBRA;
* ter cursado, no mínimo, 20 créditos no curso de graduação ao qual está vinculado;
* ser maior de 18 anos (em caso de menores de 18 anos é necessária autorização dos pais);
* não possuir pendências financeiras na Universidade.
Documentos
* Formulário de Inscrição impresso e assinado pelo aluno (disponível em http://www.ulbra.br/relacoes-internacionais/formularios-e-documentos-mobilidade-interna) (em duas vias);
* Carta pessoal de apresentação e motivação;
* Carta de recomendação do coordenador de curso de graduação ou de pós-graduação;
* Plano de Estudos com as disciplinas a serem cursadas na unidade de destino, assinado pelo coordenador do curso, em formulário próprio(disponível em http://www.ulbra.br/relacoes-internacionais/formularios-e-documentos-mobilidade-interna) (em duas vias);
* Comprovante do pagamento da taxa de inscrição, conforme tabela abaixo, a ser depositado na:
FULBRA
CNPJ: 03.286.299/0001-80
Banco do Brasil: 001
Agência: 2626-3
Conta: 31218-5 Fundação - RI
Atividade | Valor (em reais) |
Disciplinas (de um a dois semestres) | R$ 100,00 |
Estágios | R$ 50,00 |
Iniciação científica | R$ 50,00 |
Viagem de estudos | R$ 50,00 |
Visitas técnicas e outros | R$ 50,00 |
Como proceder
* O aluno deve preencher o formulário e recolher a taxa de inscrição (anexar ao seu processo o comprovante deste pagamento);
* O aluno deve acessar o site da unidade de destino e pesquisar o conteúdo das disciplinas compatíveis com as disciplinas oferecidas na ULBRA e, com o apoio do coordenador de curso da Instituição, elaborar o plano de estudos a ser desenvolvido na unidade de destino. Todo este processo se dá pelo preenchimento do formulário Plano de Estudos. Este documento deve ser assinado em duas vias. Qualquer necessidade de correção ou alteração posterior à assinatura deste documento, por causas justificáveis documentalmente (disciplinas não disponíveis ou o não fechamento de turmas na unidade de destino) deverá ser aprovado e assinado pelo coordenador de curso da ULBRA da unidade de origem do aluno;
* Após reunir toda a documentação, o aluno deverá entregá-la à Coordenação de Extensão de sua Unidade, que providenciará o envio do processo de inscrição para Coordenação de Relações Internacionais;
* Para alguns destinos será necessária vacinação apropriada. Esta informação está disponível no Posto de Saúde do aeroporto. Consulte também o site da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) disponível em: www.anvisa.gov.br.
Aspectos Financeiros para Participar do Programa de Mobilidade Interna
O aluno interessado em estudar em unidades diferentes daquelas de sua origem, precisa se programar para as seguintes despesas:
* A matrícula será realizada, normalmente, na unidade de origem, assim como o pagamento dos créditos contratados;
* Deslocamento (passagem aérea e/ou terrestre de ida e volta);
* Hospedagem e alimentação (com possibilidade de preços reduzidos pela intermediação da unidade de destino);
* Lazer, transporte, gastos pessoais, etc.
Maiores informações, entrar em contato pelo e-mail extensão@ceulp.edu.br.
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