Acadêmico do CEULP projeta fábrica de móveis ecológicos
O acadêmico do 1º período de Arquitetura e Urbanismo, Francirley Bonfim da Silva, desenvolve, desde o começo do mês de agosto, o projeto EcoDesigner - fábrica de móveis ecológicos feitos com a reutilização do pneu e outros materiais, esquematizando a criação de móveis funcionais e estofados com design diferenciado. A elaboração da ideia é recente e o cronograma de atividades será executado até 2014, sendo concluído com a operacionalização da fábrica.
A missão do projeto, como explica o idealizador Francirley, é "fornecer móveis funcionais, estofados decorativos e brinquedos pedagógicos com o uso de materiais renováveis, promovendo bem-estar dos investidores e colaboradores e fomentar em todas as ações o conceito sustentável."
Nos últimos 20 anos, a busca pela sustentabilidade cresce fortemente e dados preocupantes se destacam é o que apontam os estudos da Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), apontam que a produção de lixo no país cresceu seis vezes mais do que a população. E também a quantidade de resíduos com destinação inadequada aumentou em quase dois milhões de toneladas, em relação a 2009. Esses dados fortalecem a legislação que obriga as empresas a darem tratamento adequado ao final do ciclo de vida de seus produtos, fatos que motivaram Bonfim a iniciar seu processo de trabalho.
A partir de tais constatações, o aluno do CEULP/ULBRA Francirley Bonfim, apresentou a ideia à coordenação do curso de Arquitetura e Urbanismo e à Direção, que o encaminhou para iniciar as pesquisas mercadológicas e planejamento da empresa, com apoio dos professores do curso de Administração. Feito as análises de comércio e observações por meio de pesquisas, foi detectado o mercado em maior potencial e foco do projeto a indústria automobilística, por ser fabricante e revendedor de automóveis cujo resíduo é o pneu, matéria prima para a realização do EcoDesigner. Outros grandes mercados em potencial são restaurantes, bares, escolas, creches, órgãos públicos e revendedores de móveis e estofados, segmentos que buscam produtos valorizados pela questão sócio-ambiental.
O projeto segue em andamento até 2014, ano em que a fábrica iniciará seu funcionamento. Até lá, serão executadas atividades primárias de desenvolvimento como a confecção do portfólio (catálogo) de divulgação dos produtos sustentáveis, além de marketing, operacional, financeiro, busca de investidores, construção da fábrica e por fim a operacionalização.
Na 5ª edição da Feira do Empreendedor, ocorrida nos dias 7 a 12 de agosto, em Palmas, que levou como tema "Micro Franquias e Sustentabilidade como eixos principais", o acadêmico expôs seus produtos e divulgou seu trabalho no evento. O resultado foi satisfatório, como comenta Francirley. "O stand com os materiais foi muito visitado e elogiado, inclusive por figuras públicas que demonstraram interesse pelas poltronas e cadeiras. Nossa participação na feira superou as expectativas e temos grandes perspectivas para o futuro desse projeto".
http://ulbra-to.br/galeria/2012/08/17/Moveis-Ecologicos
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI