Jornalista debate segmento da Comunicação Virtual
Com troca de conhecimentos e discussões referentes ao jornalismo online, aconteceu o 1º "Ciclo de Debate" promovido pela turma de Webjornalismo sob a orientação do Professor Esp. Renato Grilo, do curso de Comunicação Social - Jornalismo do CEULP/ULBRA. O evento ocorreu na quarta-feira (08/08), às 19h30, no miniauditório 543 (Complexo Laboratorial).
Para a primeira edição do evento, os acadêmicos da disciplina receberam a visita do jornalista e diretor executivo do Portal CT, Cleber Toledo. O foco do trabalho foi debater sobre a temática: "A aplicação do Webjornalismo no mercado de trabalho e a influência no fazer jornalístico atual".
No debate, o jornalista compartilhou conhecimentos adquiridos em 7 anos de trabalho com jornalismo online no estado do Tocantins e apresentou dicas que ajudam na conquista de novos leitores virtuais, além de discutir sobre o desenvolvimento do profissional no mercado da comunicação digital. O ponto alto da conversa com os acadêmicos esteve na descrição do "novo jornalista" que está saindo da universidade e que deve buscar o máximo do "ser profissional".
Segundo Cleber, os novos profissionais são mais dependentes em comparação aos colegas de profissão mais antigos, pois "o jornalista deve ter um lado empreendedor, sendo capaz de utilizar o máximo da criatividade na elaboração da notícia e não ser tão apegado aos releases prontos enviados pela assessoria de comunicação". Toledo finaliza dizendo que é a favor da exigência do diploma de jornalista porque "ser jornalista é mais que apenas escrever matéria. É preciso pensar comunicação e isso inicialmente só se aprende no ensino superior".
Para a coordenadora do curso de Comunicação Social do CEULP, Professora Mestre Irenides Teixeira, a visita e a contribuição do jornalista Cleber Toledo à turma de webjornalismo foi grandiosa, pois "é gratificante a presença do nosso amigo e antigo professor do curso. E que todos possam aprender e entender um pouco mais sobre esse segmento que vem crescendo cada vez mais na comunicação", conclui a coordenadora.
Exigência do diploma de Jornalista
O Plenário do Senado aprovou, nesta terça-feira (07/08), a Proposta de Emenda à Constituição (PEC)33/2009, conhecida como PEC dos Jornalistas. A proposta, aprovada em segundo turno por 60 votos a 4, torna obrigatório o diploma de curso superior de Comunicação Social, habilitação jornalismo, para o exercício da profissão de jornalista. A matéria agora segue para exame da Câmara dos Deputados.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI