Cursos de Comunicação Social e Fisioterapia realizam oficina na ABO-TO
O curso de Comunicação Social em parceria com o curso de Fisioterapia promove oficina de Postura Ergonômica, para seis funcionárias da Associação Brasileira de Odontologia secção Tocantins - ABO-TO.
Isso porque no ambiente de trabalho há diversos riscos ergonômicos como: esforço físico, levantamento de peso, postura inadequada, situação de estresse e jornada de trabalho prolongada, esses riscos ainda podem gerar distúrbios psicológicos e fisiológicos e provocar sérios danos à saúde do trabalhador comprometendo sua produtividade, saúde e segurança.
Na ação realizada na manhã de ontem (29), a acadêmica de fisioterapia Tamyris Lima, alertou as funcionárias dos riscos para saúde causados pela má postura, sobre sintomas de doenças como: cervicobraquialgia, dor ciática e hérnia discal, bem como formas adequada de posturas, exercícios e alongamentos para se conter esses riscos.
A acadêmica comenta também sobre a importância desses projetos para a formação e preparação profissional, "ter experiências como esta é sempre muito bom, pois com a responsabilidade de apresentar sobre um tema, nós acadêmicos pesquisamos mais e aprendemos também com o contato direto com as pessoas, e ao ouvir suas queixas podemos compreender melhor as diferenças de funções e os impactos que cada uma traz a saúde, para que possamos cada vez mais trabalhar com a prevenção diretamente com o trabalhador em suas respectivas empresas".
Para a funcionária Cleide Carneiro que passa bastante tempo sentada, é muito importante esse tipo de atividade, pois além de compreender mais sobre a postura, ela ainda aprendeu movimentos para diminuir a tensão nos músculos e diz, "gostei muito essa oficina tinha que acontecer todos os dias".
A oficina foi possível devido ao estágio realizado pelos acadêmicos de Comunicação Social, iniciado em 2011 por meio da disciplina Assessoria e Consultoria em Comunicação, onde durante quatro meses os acadêmicos realizaram pesquisas, entrevistas e coletas de dados, para identificar possíveis problemas na instituição e assim criar planos e ações para solucionar esses problemas, além de fortalecer e aprimorar os aspectos positivos da instituição. Assim, em 2012, na disciplina de Gestão da Comunicação Integrada, os acadêmicos puderam colocar em prática todos os planos traçados, assim como foi esta oficina.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI