I Seminário Tocantinense SAÚDE MENTAL
Participe do
I Seminário Tocantinense SAÚDE MENTAL EM MOVIMENTO Sobre o EventoA Luta Antimanicomial é um movimento social nascido em 1987, na cidade de Bauru. Surgiu a partir do desdobramento do Movimento dos Trabalhadores de Saúde Mental de 1978. A Luta Antimanicomial defende a democracia, a liberdade de expressão, o fim do preconceito e do estigma que se agregam ao sofrimento mental; visa também ampliar o conceito de clínica criando práticas sociais e culturais para lidar com o sofrimento humano. Ou seja, visa tornar humano, e não apenas biológico, a existência do homem no mundo.
O (En)Cena (CEULP-ULBRA), a Secretaria Estadual de Saúde, a Secretaria Municipal de Saúde, a Universidade Federal do Tocantins, a Ministério Público Estadual do Tocantins, Conselho Estadual sobre Drogas e Defensoria Pública do Estado apóiam a Luta Antimanicomial. Por isso essas dispositivos estão organizando o I Seminário Tocantinense da Saúde Mental em movimento com o intersetor visando ampliar a discussão acerca da forma como lidamos com o sofrimento mental das pessoas.
O evento tem o objetivo de discutir a maneira como o Sistema Único de Saúde se organiza, suas formas de cuidado e como os setores que lidam com essa questão organizam-se em rede para dispor o cuidado, a prevenção de adoecimento e a promoção de saúde. O evento reunirá personagens que trabalham, discutem e escrevem na interface da saúde com outros setores, em especial com o setor da justiça. O seminário tem ainda o objetivo de, na plenária prevista em sua programação, disparar a organização do Fórum Permanente de Saúde Mental do Estado do Tocantins.
Sobre a Programação
Dia: 24 de maio de 2012
Local: Auditório Central do CEULP/ULBRA
8h
Credenciamento.
8h30
Mesa de Abertura.
9h
Mesa de debate sobre: "Saúde Mental e rede de cuidados no Brasil e no Tocantins".
Debatedores: Paulo Duarte de Carvalho Amarante, Ester Maria Cabral e Graziella Barbosa Barreiros.
Coordenador da mesa: Victor Melo.
12h
Almoço.
14h às 15h30
Mesa de debate sobre "Saúde Mental e Justiça: um debate intersetorial"
Debatedores: Paulo Duarte de Carvalho Amarante, Maria Roseli de Almeida Pery, Marlon Costa Luz Amorim e César Gustavo Moraes Ramos.
Coordenadora da mesa: Graziela Scheffer Machado.
15h30 às 18h
Plenária de formação do Fórum Permanente de Saúde Mental do Estado do Tocantins.
Coordenação: Representante do Grupo Condutor de Redes.
Sobre os Convidados
César Gustavo Moraes Ramos é Psicólogo, Mestre em Ciências Criminais pela PUCRS, Professor e Coordenador do curso de Psicologia do CEULP/ULBRA. É idealizador do (En)CENA.
Ester Maria Cabral é graduada em Serviço Social e especialista em Saúde Mental. Atualmente trabalha na Coordenação Estadual de Saúde Mental do Estado do Tocantins.
Graziela Scheffer Machado é graduada em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do RS (2002), especialização em Saúde Mental Coletiva pela Escola de Saúde Pública do Rio grande do Sul e mestrado em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2007). Atualmente doutoranda na UFRJ - ESS e trabalha como docente na Universidade Federal do Tocantins.
Graziella Barbosa Barreiros é formada em Ciências Sociais pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras, especialista em Saúde Pública e em Dependência Química Integrada ao Usuário de Álcool e outras Drogas. Atualmente é Assessora Técnica da Área Técnica de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas (Ministério da Saúde).
Maria Roseli de Almeida Pery é Promotora de Justiça da Cidadania do Estado do Tocantins, Coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Cidadania do Ministério Público do TO, Presidente da Comissão Nacional da Saúde do Ministério Público Brasileiro, Vice-Presidente da Associação Nacional do Ministério Público de Defesa da Saúde, Integrante do Grupo de Trabalho da Saúde do Conselho Nacional do Ministério Público, Integrante do Comitê Estadual de Monitoramento das Ações de Saúde do Conselho Nacional de Justiça.
Marlon Costa Luz Amorim é Defensor Público da Defensoria Pública do Estado, Titular das Varas da Fazenda Pública, Graduado pela Universidade Federal do Maranhão, Pós-Graduado em Direito Tributário pela Universidade do Tocantins. Membro do CEMAS-TO.
Paulo Duarte de Carvalho Amarante possui graduação em Medicina pela Escola de Medicina da Santa Casa de Misericórdia (1976), Mestrado em Medicina Social pelo Instituto de Medicina Social da UERJ (1982) e doutorado em Saúde Pública pela Fundação Oswaldo Cruz (1994). Atualmente é professor/pesquisador titular da Fundação Oswaldo Cruz e coordenador do Projeto Loucos pela Diversidade, do convênio entre o Ministério da Cultura e o Ministério da Saúde por meio da Fiocruz.
Victor Melo é psicólogo graduado pela Universidade Estadual de Londrina, com mestrado em Psicologia e Sociedade pela Universidade Estadual Paulista (UNESP - campus de Assis). Atualmente atua como professor no Centro Universitário Luterano de Palmas e como consultor da Política Nacional de Humanização para a região norte. É idealizador do portal (En)Cena.
Sobre as Inscrições
Acesse o site e efetue sua inscrição, é gratuito. Garanta a sua vaga
http://ulbra-to.br/encena/saude-mental-em-movimento
Vagas limitadas!
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI