Alta do dólar beneficia Vale, Minerva e Embraer
A alta de 7,36% do dólar frente ao real em 2012 deve beneficiar empresas brasileiras dos setores de mineração, aeroespacial, papel e celulose e alimentos, mas prejudicar as aéreas e companhias com maiores dívidas na moeda norte-americana, afirmou o JPMorgan em relatório nesta quinta-feira.
A mineradora Vale "é uma vencedora clara" com a valorização do dólar, segundo o relatório, com aumento de 1% no Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) para cada 10 centavos de depreciação do real.
A produtora de celulose Fibria é outro destaque, com aumento potencial de 41% no Ebitda em um cenário de câmbio a US$ 2,20.
Grandes exportadoras de alimentos, em especial o frigorífico Minerva, também devem se beneficiar, afirmaram Emy Shayo Cherman, Nur Cristiani, Diego Celedon e Arjun A. Bhatia, no relatório.
Embraer também seria beneficiada, segundo os analistas, já que 90% de suas vendas são denominadas em dólares, enquanto 25% de seus custos são em reais.
Por outro lado, o relatório destaca que o dólar mais alto deve prejudicar as companhias aéreas.
Usiminas também deve sofrer, já que de 40% a 45% de seus custos vêm de matérias-primas precificadas em dólares, ao passo que 80% de suas receitas são geradas no Brasil. "A impossibilidade de reajustar preços domésticos torna a situação ainda pior", afirmaram.
O relatório destaca ainda empresas com elevado endividamento em dólares, como Cesp e Sabesp. Também poderiam ser pressionadas por suas dívidas na moeda norte-americana a Hypermarcas e BR Malls.
Fonte: Mining.com
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI