MMX: projeto de expansão da ?Unidade Serra Azul ?recebe licença ambiental de instalação
Licença de Instalação (LI) autoriza início das obras de expansão da capacidade operacional da Unidade Serra Azul de 8,7 milhões de toneladas para 29 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
Belo Horizonte - A MMX, mineradora do Grupo EBX, recebeu no dia 26 de abril (quinta-feira), a Licença de Instalação (LI) que autoriza o início das obras para a expansão da Unidade Serra Azul, que contempla a construção de uma nova usina de beneficiamento de minério de ferro com capacidade para 29 milhões de toneladas por ano, cerca de sete quilômetros de mineroduto para transporte do minério da usina ao pátio ferroviário e um terminal ferroviário próprio. A LI contempla ainda a construção de toda a infraestrutura de transmissão de energia e adução de água.
Para Guilherme Escalhão, presidente da MMX, a obtenção da Licença de Instalação é um marco muito importante para a companhia. "Caminhamos para nos tornar um importante fornecedor no mercado global de minério de ferro".
A MMX reafirma o compromisso com o desenvolvimento sustentável nos municípios de São Joaquim de Bicas, Igarapé e Brumadinho e com o Governo de Minas Gerais.
A estimativa de investimento foi atualizada para R$ 4,8 bilhões após o detalhamento da engenharia, já incorporando a mudança na capacidade da usina e a adoção de mineroduto como solução de transporte entre a usina e o pátio ferroviário. A construção do novo complexo durará aproximadamente 24 meses.
Logística integrada -O minério de ferro produzido na Unidade Serra Azul será exportado através do Superporto Sudeste, que está em fase avançada de construção em Itaguaí (RJ), com capacidade para 50 milhões de toneladas por ano na primeira fase. O terminal portuário possui potencial de expansão para até 100 milhões de toneladas anuais.
Perfil - A MMX, companhia de minério de ferro do grupo EBX, do empresário Eike Batista, foi criada em 2005. Com dois sistemas em operação - Sistema Sudeste, em Minas Gerais, e Sistema Corumbá, no Mato Grosso do Sul -, a MMX tem capacidade instalada para produzir 10,8 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. A MMX também está presente no Rio de Janeiro, com o Superporto Sudeste, que está sendo construído na Baía de Sepetiba. A companhia ainda possui direitos de extração de minério de ferro no Chile e em Bom Sucesso (MG). A meta da companhia é ampliar a capacidade instalada para mais de 40 milhões de toneladas de minério de ferro por ano. Atualmente, o principal investimento da MMX é a expansão da Unidade Serra Azul (MG). Em uma área contígua às suas operações em Serra Azul, a MMX vai operar a Mina Pau de Vinho, que deverá produzir 8 milhões de toneladas de minério de ferro por ano.
Fonte: Revista fator Brasil
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI