Pesquisadores suecos conhecem potencial mineral do Estado
Os pesquisadores Suecos estão realizando uma série de encontros entre os estudantes e profissionais da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), e estiveram nessa terça-feira, 17, reunidos como o presidente da Mineratins, Dorival Carvalho, diretores e técnicos da pasta. As informações são da assessoria de imprensa da Mineratins.
Durante o encontro o presidente da Mineratins apresentou um vídeo mostrando o potencial econômico e os indicadores financeiros do Estado, além de mostrar os ambientes geológicos do Tocantins.
Os pesquisadores são professores-doutores da Luleå University of Technology, que é a Universidade de Tecnologia do norte da Escandinávia e conduz pesquisas nas áreas de Engenharia de Minerais. A Universidade tem um volume de negócios anual de 70 milhões de euros e inclui 70 temas de investigação.
Os doutores Erling Nordlung e Jenny Greberg, que são especialistas em geotecnia e mecânica de obras civis, mostraram-se bastante impressionados com o potencial mineral do Estado. Eles também mostraram vídeos e fotos das minas de pesquisas da Suécia e as técnicas utilizadas para pesquisas.
De acordo com o pró-reitor de pesquisa da Ulbra, Erwin Tochtrop, esta série de encontros visa à busca de uma parceria entre as Universidades para pesquisa e intercâmbio de estudantes e pesquisadores Tocantinenses.
O presidente da Mineratins classificou o encontro como de grande interesse para o Estado, pois, a vinda de pesquisadores Europeus demonstra o interesse destes países em conhecer o potencial mineral do Tocantins o que pode gerar futuras parcerias.
Como gestor público e pesquisador desta área de mineração, destaco que a vinda destes profissionais para Palmas é de extrema importância, pois, podemos começar uma série de negociações entre o estado do Tocantins e a Universidade da Suécia, disse Dorival.
"O Tocantins está sempre aberto para mostrar seu potencial de negócios e começar novas parcerias, principalmente, com pesquisadores tão qualificados", destacou.
Os pesquisadores retornam para a Europa nesta quinta-feira, após diversos encontros e palestras com estudantes e profissionais da Ulbra.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI