Desafio Sebrae inicia inscrições
Polpa, suco e sorvete de frutas tropicais são as três linhas de produtos que as equipes trabalharão durante o Desafio Sebrae 2012. Os participantes tomarão decisões relacionadas à produção (fábrica) e à prestação de serviços de alimentação (loja). Esse tema foi escolhido devido a importância dos setores do agronegócio e alimentação para a economia e o desenvolvimento de regiões rurais e urbanas, e pela enorme riqueza das frutas produzidas no Brasil e na América Latina.
As inscrições do Desafio Sebrae começam hoje (11) e seguem até o dia 18 de maio, pelo site www.desafio.sebrae.com.br, no valor de R$50,00 por equipe (mínimo dois e no máximo cinco pessoas). Podem participar do jogo estudantes de cursos de graduação em instituições de ensino superior credenciados pelo Ministério da Educação (MEC), que estejam, na data da inscrição, com a matrícula ativa no 1º semestre de 2012.
No Tocantins, mais de 25 mil universitários já participaram do Desafio Sebrae. Só no ano passado, foram mais de 6 mil. O objetivo principal do jogo é disseminar a cultura empreendedora e preparar os universitários para o começo de sua vida profissional. Durante o jogo são tomadas decisões como: criar campanhas de marketing; aumentar ou diminuir produção; contratar funcionários; lidar com dívidas, empréstimos, greves de funcionários, concorrência, etc.
"O jogo virtual é de extrema importância na vida acadêmica, pessoal e profissional dos universitários. O Desafio possibilita, por meio de um software inovador e surpreendente, a vivência real do dia-a-dia de uma empresa. Assim, o jogo testa a capacidade da equipe em gerenciar e administrar o próprio negócio, tomar decisões e trabalhar em grupo", ressalta a diretora técnica do Sebrae/TO, Mila Jaber.
O projeto é promovido pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), em parceria com o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe/UFRJ).
Premiação
O jogo é composto por 5 (cinco) fases: classificação estadual, semifinal estadual, final estadual, semifinal nacional e final nacional. Nas finais estaduais, os integrantes das equipes vencedoras de cada Estado recebem troféu, além de uma bolsa para participar gratuitamente de um dos cursos ofertados pelo Sebrae. As universidades de origem dos participantes das equipes vencedoras estaduais também recebem um troféu.
Na semifinal nacional, cada participante das 8 equipes classificadas para a final recebe como prêmio um Ipad. Já na grande final nacional, os membros da equipe vencedora ganham uma viagem de 10 dias de duração a um centro de referência mundial em empreendedorismo, e recebem bolsas de estudo integrais na Fundação Getúlio Vargas (FGV).
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI