China poderá investir na produção de carvão mineral de SC
Uma comitiva de empresários chineses do setor de mineração esteve na manhã desta quinta-feira (8) na Assembleia Legislativa. Eles vieram a Santa Catarina em retribuição à visita feita por parlamentares catarinenses à China, em novembro passado. O objetivo é viabilizar investimentos chineses na exploração de carvão mineral no sul de Santa Catarina.
Os empresários, que vieram de Pingdingshan, na província de Henan, foram recepcionados pelos deputados Jailson Lima (PT) e Valmir Comin (PP). A comitiva conheceu as dependências da Assembleia e foi presenteada com peças do artesanato local. No plenário, eles foram recebidos pelo presidente da Casa, deputado Gelson Merisio (PSD).
A visita ocorre cerca de 90 dias após a ida da comitiva catarinense à China. Segundo Jailson Lima, os chineses poderão ajudar no melhor aproveitamento do carvão mineral explorado no Estado. "Hoje há muitos subprodutos desse carvão que não são aproveitados. Os empresários têm técnicas e equipamentos que vão aprimorar essa exploração, fomentando ainda mais a economia do sul do Estado", destacou.
Valmir Comin afirma que a tecnologia desenvolvida pelos empresários é diferenciada na questão ambiental. Conforme ele, a exploração em Henan é realizada de acordo com o Protocolo de Kyoto.
"A exploração de carvão tem um custo ambiental grande e a tecnologia desenvolvida em Henan reduz esse impacto no meio ambiente. Certamente, adaptada à nossa realidade, esse modelo de exploração pode transformar o nosso carvão num pré-sal catarinense, já que temos reservas de 32 bilhões de toneladas", destacou.
Chen Jianmin, gerente-geral da empresa Maquinário Mineral e de Carvão Co. Ltda, afirmou que a China tem muito a colaborar com Santa Catarina na exploração do carvão. "Graças à confiança que existe entre Santa Catarina e a província de Henan", completou.
Agenda
Antes de visitar a Assembleia, a comitiva esteve reunida com o secretário executivo de Assuntos Estratégicos do Estado, Paulo Cesar da Costa, e com o consultor-geral da Secretaria Executiva de Assuntos Internacionais, Marcelo Trevisani, no Centro Administrativo do Estado. Ainda nesta quinta-feira, os empresários visitaram a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
Nesta sexta-feira (9), a comitiva estará em Forquilhinha e Treviso, no sul do Estado, onde visitará duas minas de carvão. Eles também vão se reunir com empresários e trabalhadores do setor.
Fonte: http://www.adjorisc.com.br/economia/china-podera-investir-na-produc-o-de-carv-o-mineral-de-sc-1.1054186
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI