Clube dos Violeiros de Porto Nacional é tema de pesquisa acadêmica
Acontece nesta sexta-feira, 9, às 19 horas, no CEULP/ULBRA de Palmas, a apresentação da pesquisa acadêmica, A Dinâmica Simbólica do Clube dos Violeiros, na cidade de Porto Nacional (TO). A ideia da pesquisa desenvolvida pela aluna Simone Souza Borges, sob a orientação da professora mestre Valdirene Cássia da Silva, foi inspirada na vivência da acadêmica com o grupo, no período entre 1995 e 2003, em Porto Nacional. Foi a partir desta vivência, que surgiu seu interesse em analisar e conhecer a dinâmica simbólica, na qual está inserida o Clube dos Violeiros e que agrega valor a cultura de Porto Nacional.
Na avaliação de Simone Borges, acadêmica do último período de Jornalismo, "esta temática é de grande relevância, para ampliar conhecimentos e informações relacionados aos aspectos comunicacionais que estão inseridos na cultura popular". Antes do início das apresentações dos trabalhos dos acadêmicos no CEULP/ULBRA, o Clube dos Violeiros, fará uma breve participação, para abrilhantar o evento.
Clube dos Violeiros
O Clube dos Violeiros de Porto Nacional teve início, em 1995, quando começaram chegar à cidade os primeiros integrantes do grupo oriundos de diferentes estados, para morar em Porto Nacional. A criação deste grupo surgiu durante os encontros de amigos que gostavam de se reunir para cantar e tocar música sertaneja de raiz, o que acabou se tornando uma tradição na cidade.
Posteriormente, em 1996, este grupo de amigos transformou essas reuniões em o Clube dos Violeiros de Porto Nacional, nome de fantasia da Associação dos Músicos Artistas que Interpretam a Música Sertaneja - AMAIMS, entidade legalmente constituída com diretoria e presidente, que é o seu idealizador - o professor e violeiro - Palmeron Tavares da Silva.
Atualmente, a AMAIMS conta com 150 associados, sendo músicos, compositores e contribuintes das mais diversas faixas etárias. Deste total, existem 20 duplas de músicos, que se reúnem com frequência para colocar a cantoria em dia, principalmente aos domingos, no KM-05, TO-262, saída para Goiânia, atraindo à atenção de grande público.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI