Projeto Asas do Jalapão trabalha sensibilização ambiental
Seca, fogo descontrolado, poluição, caça predatória e desmatamento são alguns dos problemas enfrentados em várias regiões do Brasil,consequências da ação irresponsável do homem junto ao meio ambiente. Buscando melhorar esse convívio é que foi realizado o Curso de Formação de Agentes de Sensibilização Ambiental, ASAS DO JALAPÃO, no período de 27 a 30 de agosto de 2011 em Mateiros, distante cerca de 400 km de Palmas - TO.
Segundo Ana Carolina Sena Barradas, analista ambiental do ICMBio, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o curso tem como objetivo capacitar os professores da rede pública de ensino e contribuir para o aperfeiçoamento dos educadores como potenciais multiplicadores em temas relacionados ao contexto ambiental regional, com ênfase nas unidades de conservação, na implementação do projeto Corredor Ecológico do Jalapão e outras questões afetas à qualidade de vida da comunidade.
Ministrado pelas professoras Valquíria Maranhão e Fátima Medina do CEULP/ULBRA, pelas analistas ambientais do ICMBio, Iaiá Floresta e Carol Barradas, e pela bióloga do Parque Estadual do Jalapão/NATURATINS, Cassiana Moreira, o curso é dividido em três módulos. No primeiro, além de proporcionar momentos de reflexão dos educadores quanto à importância do seu trabalho na região, foram abordados temas teóricos relacionados às Unidades de Conservação, apresentadas estratégias alternativas de educação e elaboração de projetos que serão desenvolvidos nos módulos seguintes. Participaram da formação vinte e dois (22) educadores das escolas estaduais e municipais das zonas urbana e rural do município de Mateiros. Segundo as instrutoras, o curso, que já aconteceu no município de Rio da Conceição, está previsto para se estender aos demais municípios que integram o corredor ecológico.
Koji Asano, um dos Coordenadores do Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão e perito da JICA, Agência de Cooperação Internacional do Japão - proponente do projeto junto com o ICMBio, vê com grande alegria o empenho dos órgãos ICMbio, JICA, SEMADES, NATURATINS e SEPLAN pela conservação do Cerrado do Jalapão. Asano ressalta ainda a parceria do CEULP/ULBRA como um dos pontos fundamentais na formação de multiplicadores conscientes da responsabilidade no meio ambiente.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI