Professoras participam de projeto no Jalapão
De 11 a 13 de agosto de 2011, as professoras Valquíria Maranhão e Medina (CEULP/ULBRA), juntamente com a bióloga Cassiana Solange (NATURATINS/PEJ), a artista/ educadora ambiental Iaci e a engenheira florestal Ana Carolina Sena (ambas do ICMBio), ministraram curso de formação de agentes de sensibilização ambiental em Rio da Conceição, no sudoeste do Tocantins, a 278 km de Palmas.
Participaram vinte e nove (29) educadores da Escola Municipal Aurelino Rodrigues de Araújo, da Escola Estadual Virgílio Ferreira de França e do programa PETI. Esse foi o primeiro dos três módulos propostos no Projeto Corredor Ecológico da Região do Jalapão.
Durante três dias, o grupo estudou acerca das unidades de conservação (UCs), Áreas de proteção ambiental (APAs), Parques Estaduais e federais, reservas extrativistas e estação Ecológica Serra Geral do Tocantins onde está situada a cidade de Rio da Conceição. E ainda sobre as competências dos órgãos responsáveis pelo meio ambiente, tanto em nível nacional quanto estadual e municipal.
Os participantes surpreenderam pelo interesse, pela alegria e pelo envolvimento nas atividades propostas. Nesses dias eles elaboraram planos de trabalho que desenvolverão durante os próximos três meses, cuja execução concretiza o segundo módulo e completarão o curso no dia 26 de novembro de 2011, quando apresentarão os resultados do trabalho executado e receberão certificados.
A realização do evento marcará o terceiro módulo do projeto. Vale ressaltar que os planos expostos no final do curso demonstraram nitidamente a preocupação dos educadores com o Rio Manoel Alves e o Córrego da Prata os quais atravessam a cidade e precisam ser cuidados com responsabilidade para não se tornarem degradados e poluídos. Aliás, são mananciais que levam abundância de água e beleza para a pequena cidade de Rio da Conceição e os arredores.
A preocupação em implementar o corredor ecológico da região do Jalapão justifica-se porque, dos seis existentes no Brasil, "o cerrado é considerado o bioma mais antigo do país, com 65 milhões de anos. Mas é também o berço das principais bacias hidrográficas brasileiras (Amazônica, do Prata e do São Francisco). O Cerrado abriga 6 mil espécies de plantas, 200 espécies de mamíferos, 800 espécies de aves e 1,2 mil espécies de peixes" (http://www.icmbio.gov.br).
O mesmo curso será realizado em Mateiros, de 28 a 31 de agosto. O objetivo é envolver o maior número de educadores no processo de sensibilização a fim de cuidar de modo especial dessa região. Além das entidades citadas, o projeto conta, também, com a parceria da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA).
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI