CEULP/ULBRA tem noite dedicada à discussão da saúde mental
Aconteceu nesta terça, 18, a apresentação do projeto Teares, atividade da disciplina Projeto Experimental II - Ação Comunitária cuja proposta foi promover uma campanha de conscientização sobre saúde mental e organizar conferência sobre o tema.
Os acadêmicos de Comunicação Social - habilitações em Jornalismo e Publicidade e Propaganda destacaram o trabalho da disciplina apresentando a campanha e falando da relação que se criou com o tema. Em seguida, iniciou-se a palestra que abordou o tema da saúde mental e da inclusão a partir do espaço urbano.
O professor Silvio Yasui, psicólogo e doutor em saúde mental, da Universidade Estadual Paulista (UNESP) iniciou sua fala discutindo a questão histórica da saúde mental, mostrando "a visão medicalizada, onde se encarava a questão a partir da lógica biológica, onde se tratava a doença, e não o indivíduo". Yasui localizou historicamente a mentalidade de exclusão no tratamento de saúde mental onde "a partir do século XVII, buscou-se dar um lugar para cada um, o morto teria o cemitério, ao doente o hospital e o louco no sanatório, no hospital psiquiátrico".
A questão do lugar "fio condutor, numa alusão ao próprio tear e a trama a rede, pois só se pode entender saúde mental e a própria saúde a partir desta concepção de rede" destaca o psicólogo. O professor também destacou a mudança de olhar necessária para poder se entender a nova visão, para ele "entender o outro, incluir o outro não só aceitar que ele exista num lugar longe da gente, mas que a presença dele seja no centro, junto e que as diferenças nos provoquem quebrem com uma pretensa homogeneidade".
Após a palestra, houve a apresentação do projeto (En)cena, a proposta transdisciplinar liderada pelos cursos de Psicologia, Comunicação Social e Sistemas de Informação do CEULP/ULBRA. o portal foi apresentado à comunidade acadêmica e a sociedade em geral. A equipe composta por professores e alunos dos cursos mostraram as funcionalidades do portal (En)Cena, que pode ser conferido no endereço www.ulbra-to.br/encena.
No lançamento do portal, Irenides Teixeira, coordenadora de Comunicação Social, disse queu falar de saúde mental é "trazer para a discussão as produções artísticas, os textos, as pessoas, o portal tem diversos espaços para as diversas manifestações".
A noite ainda contou com uma mesa redonda, formada pelo palestrante Silvio Yasui; pelo professor do curso de Psicologia, Mardônio Parente; pela professora do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal do Tocantins (UFT), Patrícia Orfila e também pelo secretário de saúde do município de Palmas, Samuel Bonilha.
A mesa discutiu a formação urbana de Palmas, apontando as especificidades e fomentando as discussões.
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas
Últimas notícias
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD