Sementes de cupuaçu são estudas em projeto no CEULP/ULBRA
Acadêmicos do curso de Engenharia Agrícola iniciaram na última terça-feira (28), as pesquisas relacionadas ao projeto "Viabilidade de Sementes de Cupuaçu (Theobroma grandiflorum) em função da embalagem e do tempo de armazenamento", requisito da disciplina de Estágio Supervisionado, do acadêmico Eriel Dantas, 9º período do Curso de Engenharia Agrícola, com orientação da professora Dra. Conceição Aparecida Previero.
Várias espécies consideradas de importância econômica apresentam sementes recalcitrantes, ou seja, sementes que são sensíveis a dessecação, dificultando sua conservação por períodos prolongados como: a mangueira, o abacateiro, a jaqueira, os citros, a seringueira, o cacaueiro, a andiroba, etc. O cupuaçu está entre estas espécies.
O habitat do cupuaçu, fruto muito apreciado na região Norte apresenta elevado grau umidade. Nesses meios úmidos ou durante a estação chuvosa é que as sementes são disseminadas naturalmente, com o maturidade fisiológica dos frutos. Referidas características reduzem a possibilidade de dessecação das sementes, favorecendo a germinação sob condições que favorecerá o desenvolvimento da planta.
Preservar as sementes nos frutos colhidos pode ser uma prática para evitar a dessecação e assim preservar a germinação das sementes recalcitrantes por períodos variáveis, mas a deterioração é irreversível. A curta longevidade restringe o prazo de utilização das sementes recalcitrantes quando retirada dos frutos, comprometendo a germinação e o desenvolvimento de mudas mesmo quando as condições climáticas dos viveiros são favoráveis. O desenvolvimento de novas pesquisas envolvendo a temática poderá contribuir nos problemas de pós-colheita dessas sementes.
A pesquisa tem como objetivo avaliar a viabilidade das sementes em função do período de armazenamento em que serão mantidas em embalagens plásticas (polietileno) e também fora delas, em ambiente natural. O experimento está sendo realizado no Laboratório de Pós-colheita de Produtos Agrícolas, do CEULP/ULBRA.
Veja as fotos aqui.
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas
Últimas notícias
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD