I Bienal da Fundacentro apresenta pesquisas inovadoras
A I Bienal Fundacentro de Segurança e Saúde no Trabalho vai apresentar os melhores protótipos e pesquisas desenvolvidos com foco na inovação tecnológica ao longo dos últimos quatro anos. A Bienal terá dois módulos: o Módulo I será realizado de 23 a 25 de março de 2011, no Centro de Referência do Trabalhador Leonel Brizola, em Brasília. O Módulo II deverá ocorrer no segundo semestre de 2011.
Organizado em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, o evento vai apresentar em formato interativo, alguns protótipos que contribuíram para prevenir acidentes de trabalho em diversos setores, como a indústria de calçados, de vestuário e o transporte fluvial de populações ribeirinhas na Amazônia.
A realização desta I Bienal reflete o objetivo de ampliar a visibilidade dos trabalhos desenvolvidos pela Fundacentro e sensibilizar a sociedade para a temática segurança e saúde no trabalho em sua vida cotidiana.
Durante o evento, haverá apresentações de pesquisas e protótipos pelos autores, uma mostra de filmes técnico-educativos, painéis gráficos e debates. Gestores e pesquisadores da Fundacentro vão também expor publicações técnicas, convênios firmados e as diretrizes do Ministério do Trabalho e Emprego para 2011.
Móveis ergonômicos eparceria com Canal Saúde
A I Bienal da Fundacentro vai mostrar ao vivo uma oficina de costura industrial de vestuário e calçado, com costureiras trabalhando em móveis tradicionais, em uso ainda hoje no setor, e nos novos postos de trabalho com móveis e acessórios de design ergonômico.
Os protótipos para novos móveis e acessórios foram desenvolvidos pelo designer Ricardo da Costa Serrano, tecnologista e ergonomista da Fundacentro, em S. Paulo.
"Desenvolvi vários protótipos que incluem máquinas de costura com nova superfície de trabalho redesenhada para cada setor destas atividades, pedal móvel, nova iluminação, e mesas auxiliares", explica o ergonomista-designer.
O objetivo foi permitir aliviar a fadiga, as dores lombares, dar descanso aos membros inferiores e apoio aos membros superiores de costureiros e costureiras das indústrias do vestuário, dos calçados e dos acessórios de couro, como cintos e bolsas.
"As máquinas de costura em uso atualmente têm pedais acoplados à base da mesa, o que dificulta a aproximação do corpo do trabalhador, e acaba gerando afastamentos médicos por causa de dores lombares, cervicais, musculares", explica Serrano. "Já o pedal móvel facilita o posicionamento das pernas, melhorando assim a postura, o conforto, a segurança e a própria eficácia no exercício da atividade."
Outro protótipo propõe a reformulação do tampo das máquinas de costura, para evitar a fadiga muscular causada pelo peso da roupa a ser costurada.
Serrano também propõe um novo modelo para o sistema de iluminação das máquinas - por meio de leds posicionadas próximo à agulha de costura - que oferece um nível de iluminação que atende às normas definidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego. Mais três protótipos redesenham as mesas auxiliares, o sobretampo das mesas de costura para couro e calçados, e as bancadas para trabalho em pé e sentado.
A Fundacentro e a Confederação Nacional das Indústrias dos Setores Têxtil, Vestuário, Couro e Calçado (Conaccovest) entraram com pedidos de patente, um para cada protótipo desenvolvido pelo inventor Ricardo Serrano.
Parceria com o Canal Saúde
O Presidente da FUNDACENTRO, Eduardo Costa, e dirigentes da Fiocruz assinarão, durante o evento, convênio para permitir o uso do estúdio, de equipamentos e sistema de transmissão do Canal Saúde. O objetivo é capacitar à distância dirigentes e trabalhadores sobre segurança e saúde do trabalho. A parceria abre as antenas do Canal Saúde a programas da Fundacentro já disponíveis e a novos programas a serem produzidos em conjunto ou por cada uma das instituições.
Mais informações: http://www.fundacentro.gov.br
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas
Últimas notícias
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD