Acadêmicos de Comunicação Social realizam evento conscientizando sobre a importância na doação de sangue e medula óssea
Aconteceu na noite desta quarta feira, dia 1º de dezembro, no mini-auditório (sala 563) do CEULP/ULBRA a palestra de conscientização do projeto ?Um pouco de vida para salvar vidas?. A iniciativa que é a quarta ação do calendário de ações comunitárias, parte da disciplina de Ação Comunitária, do curso de Comunicação Social. O trabalho, que é orientado pelos professores Edglei Rodrigues, Jocyelma Santana e Valdirene Cássia da Silva, tem como proposta ajudar a Hemorrede do Estado do Tocantins (HEMOTO) a conscientizar a população palmense da importância de contribuir para o fortalecimento do banco de sangue e também desmistificar os procedimentos de coleta de sangue e de medula óssea.
A primeira parte do projeto conduzido pelos acadêmicos Denilson Vieira, Elaine Menezes, Fernanda Lins, Marcela Pires e Matheus Andrighi contemplou exatamente este ponto, oferecendo à acadêmicos do CEULP/ULBRA a oportunidade de conhecer mais sobre o assunto a partir da palestrante Dennis Gomes Rodrigues, Pedagoga e gerente do setor de captação de doação de sangue e cadastro de medula óssea do Hemocentro de Palmas.
O evento contou ainda com um momento de homenagem ao jornalista Jeferson Nascimento, falecido em 2007 quando descobriu que tinha leucemia. Os amigos e familiares de Jeferson compareceram ao evento e mostraram a importância de se conhecer mais os problemas causados pela baixa doação de sangue e medula. Mais do que isso, emocionaram pelo apego à causa e carinho ao colega e parente.
Para Adriano Fonseca, jornalista e amigo de Jeferson, iniciativas como a dos acadêmicos de Comunicação Social ?demonstram que é possível fazer a diferença num simples gesto?. Para ele ?o mundo ganha, quando você gratuitamente, ajuda a vida?. Já Patrícia Alves do Nascimento, irmã de Jeferson, expõe que ?o trabalho é de muita emoção e mais do que isso tem uma razão de ser muito grande, a gente sabe que coisas como essa incentivam mais gente a participar, é como uma rede mesmo?.
O trabalho continua no dia 04 de dezembro, quando os acadêmicos responsáveis pelo projeto se reúnem no Palmas Shopping para organizar o dia ?D?. Segundo Marcela Pires, uma das coordenadoras do trabalho, neste dia ?será medido o sucesso da campanha de conscientização, ou seja, vai ser ali que vai estar o resultado do nosso empenho e a razão para que tudo acontecesse?. A professora Valdirene Cássia da Silva, que foi co-orientadora do trabalho expôs sua satisfação com a iniciativa dos acadêmicos e ressaltou que naquele momento estava ?triplamente satisfeita, pelo cuidado com a proposta desde o primeiro dia de aula, com o trabalho excelente feito pelos alunos e mais ainda, como ex-professora e madrinha da turma de acadêmicos da qual fazia parte Jeferson?.
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas
Últimas notícias
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD