Caderno Especial do Jornal do Tocantins é tema de projeto na X Jornada
A jornada de iniciação cientifica do CEULP/ULBRA, que está na sua X edição, acontece nos dias 1 e 2 de setembro, terá a participação de 7 (sete) alunos do curso de comunicação social. Os acadêmicos apresentarão 8 (oito) resumos expandidos, 6 (seis) na área de ciências sociais aplicadas e 1 (um) na área de ciências humanas.
A edição deste ano será, também, a oportunidade de divulgar trabalhos já concluídos, como o projeto "(Des)Apropriações Estéticas e (Re)construções de Sentido no Caderno Especial do Jornal do Tocantins, projeto orientado em 2009, pela professora mestra, Irenides Teixeira.
Para a orientadora, o fotografo não está livre de fatores externos que influenciam no momento da captura. ?A imagem fotográfica é produto da inter-relação entre o significado da realidade que representa e o tratamento expressivo, emotivo e intelectual que lhe acrescenta a subjetividade do fotógrafo?, comenta Irenides.
Por meio deste projeto, dois acadêmicos já conquistaram o 2º e 3º lugar no prêmio Jovem Pesquisador. A acadêmica do 7° Período de Jornalismo, Marcela Pires, apresentou, em 2009, o trabalho ?Tecnologia a serviço do fotojornalismo na documentação e veiculação das principais guerras dos séculos XIX e XX? e obteve o 3° lugar na classificação dos trabalhos na área de ciências sociais aplicadas.
Já o acadêmico do 6° período de jornalismo, Rodrigo Correia, apresentou no mesmo ano, os trabalhos ?(Des)apropriações ideológicas e (re)construção de memória: análise do caderno especial do Jornal do Tocantins? e ?(Re)significação: discussão quanto a classificação do signo fotográfico?, e conseguiu o 2° lugar na IX jornada. Neste ano, Rodrigo apresentará o relatório final do projeto.
Segundo o acadêmico, o trabalho surgiu pela inquietação em analisar como se mostravam os discursos ideológicos no Caderno especial do Jornal do Tocantins. ?O PROICT proporciona a melhor compreensão e aprofundamento de temas e conteúdos que por mais que fossem discutidos em sala de aula necessitam de um tempo de dedicação maior?, comenta o aluno.
A jornada de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA é, também, uma oportunidade de desenvolver a modalidade textual científica e aproximar-se da discussão de temas expressivos, discutidos em diversas academias.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI