LIDERANÇAS SOCIALIZAM HISTÓRIAS DE CONQUISTAS E ESPERANÇA
No último sábado, 05, as lideranças, acompanhadas pela diretora geral do CEULP/ULBRA, Kellen Beatriz Mânica, e os professores, visitaram duas associações uma, na zona rural, e outra, na zona urbana. Mas o evento foi muito mais do que visitas técnicas. No turno matutino, no Assentamento Mariana, todos nós nos emocionamos com a história de vida e de luta das famílias assentadas. Seu Getúlio descreveu, com lágrimas nos olhos, as longas e sofridas etapas percorridas até conquistar a terra de onde não pretende sair. Além disso, ele socializou como a comunidade conseguiu parcerias e recursos vindos de empresas e de universidades, fontes de autossustentabilidade para o grupo. As áreas onde estão os equipamentos para beneficiamento de arroz, além da horta, da plantação de açaí e de destilação do mel foram percorridas com alegria e trocas de saberes entre mulheres e homens.
No turno vespertino não foi diferente. Antes de chegar à sede da Associação Maria Rosa, o presidente convidou o grupo para ver a situação lamentável do Córrego Cipó que está morrendo. E mais adiante, ainda sob o sol escaldante, vimos seus olhos brilharem de alegria e de satisfação ao apresentar o terreno que está sendo preparado para horta comunitária. Já na sede, todos puderam testemunhar o zelo de Adriano e de toda a diretora da associação quanto a aspectos técnicos e jurídicos extremamente necessários para o desenvolvimento da entidade.
Em vários momentos durante as visitas, ouvimos lideranças pedirem força e cumplicidade de todos em prol da firmeza e da autonomia das associações. Testemunhamos a alegria e a amizade crescente entre os membros do grupo que, desde 27 de março, se encontraram quinzenalmente para tratar de questões relacionadas à importância do trabalho coletivo e do bem-estar da comunidade. Oxalá o entusiasmo seja duradouro a ponto de continuar alimentando a esperança de todos para que as conquistas aconteçam por todas as associações, do campo e da cidade.
O Curso de formação, ministrado pelos professores Sidney Sanders, Sônia Costa, Conceição Previero, Washington Lima e Medina, é resultado da segunda edição do projeto Palmas Minha Cidade que é realizado pelo Jornal do Tocantins em parceria com a Prefeitura de Palmas e com o apoio científico do CEULP/ULBRA
Notícias relacionadas
-
14
JANNOVIDADE EM SALA DE AULA Rede de Escolas da Ulbra se adequa à nova lei de celulares -
14
JANRECONHECIMENTO Ulbra reafirma compromisso social ao receber selo de responsabilidade -
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas
Últimas notícias
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD