SEPSI - funcionamento interno
A coordenação do SEPSI, juntamente com as coordenações de curso e de estágios, supervisores e funcionários, tem a satisfação de lhe dar as Boas Vindas, e dizer que é um prazer recebê-lo. A seguir estão informações sobre o funcionamento interno no SEPSI, as quais serão de suma importância para um melhor aproveitamento do estágio, pois foram elaboradas com intuito de facilitar sua integração neste campo de estágio e lhe ajudar a evitar contratempos no decorrer do seu estágio no SEPSI.
Caso haja dúvidas, a coordenação está a sua disposição. Se você quiser contribuir com sugestões, terá toda a liberdade para isso deixando por escrito com a secretária ou procurando a coordenação pessoalmente.
O maior propósito do SEPSI é proporcionar ao aluno uma experiência real da atuação profissional na área de clínica, através dos serviços prestados à comunidade de Palmas, e assim possibilitar a capacitação do mesmo, para o desempenho em práticas que envolvem o atendimento psicológico.
Aproveite Bem Essa oportunidade!
REGULAMENTO INTERNO DO SEPSI - CEULP/ULBRA
(Revisto e Atualizado em Janeiro de 2010)
COM RELAÇÃO AOS HORÁRIOS:
? Horário de funcionamento: 8:00 ás 12:00 e 14:00 às 18:00 h (segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira)
Intervalo de almoço: 12:00 às 14:00.
? Horário para atendimentos: 8:30 às 11:30 e 14:30 h às 17:30h (segunda-feira, quarta-feira e sexta-feira).
? Horário de funcionamento: 8:00 ás 18:00 (terça-feira e quinta-feira).
? Horários de atendimento: 8:30 às 17:30.
? O horário de entrada e saída do aluno no SEPSI, com a assinatura do mesmo, deverá ser registrado pela secretária do SEPSI, em uma ficha individual de freqüência, para controle da presença, atividades e da carga horária cumprida no SEPSI.
CONDUTAS ÉTICAS A SEREM ADOTADAS
? Usar roupas adequadas ao ambiente de trabalho, evitando decotes, bermudas, camisetas cavadas, mini-saias, mini-blusas, roupas transparentes, bonés, entre outros.
? O acadêmico terá acesso apenas às pastas de seus clientes, não sendo autorizado a ter contato com as demais pastas, salvo em reuniões clínicas. Deve-se ressaltar que as informações contidas nas pastas são confidenciais e estão resguardadas pelo Código de Ética Profissional. Os professores Supervisores, o Coordenador de Estágio, Coordenador da Clínica e o Coordenador de Curso têm livre acesso às pastas, sendo que estes seguem as mesmas orientações quanto ao sigilo ético das informações. Apenas o professor responsável pelo atendimento possui autorização para alterar a conduta de atendimento e fornecer informações sobre a mesma.
COM RELAÇÃO AOS ATENDIMENTOS
? O atendimento é realizado para o público de qualquer faixa etária de idade.
? No primeiro dia de atendimento, o Acadêmico já deverá estar ciente do ?Funcionamento interno no SEPSI?.
? Novos casos serão assumidos pelos alunos conforme a seqüência da lista de espera estabelecida através de uma triagem prévia. Não sendo possível uma escolha pessoal do aluno tendo como o objetivo diversificar os casos atendidos e propiciar um maior aprendizado.
? O contato com os clientes para marcar ou desmarcar horários de atendimentos, será feito pelo aluno ou pelo intermédio dos secretários do SEPSI. Portanto, os secretários devem ser informados com antecedência para realizar os contatos.
? Os dias e horários de atendimentos de cada cliente serão definidos pelo aluno juntamente com os secretários do SEPSI mediante a disponibilidade no mapa de salas e horários. Depois de estabelecidos, os dias e horários só poderão ser alterados com a autorização da coordenação do SEPSI após fazer o estudo de cada caso.
? O cliente não poderá, de forma alguma, ser atendido antes de receber as devidas informações sobre o funcionamento do SEPSI como clínica escola e assinar o termo de consentimento e o documento da filantropia. Por isso, no primeiro encontro o aluno fica responsável por informar ao cliente, preencher os devidos documentos e colher a assinatura do cliente ou do responsável.
? Nos casos de extrema necessidade, em que o aluno se veja impossibilitado de chegar no horário ou até mesmo de comparecer ao atendimento, o mesmo deve justificar para os secretários, com antecedência, para que o cliente possa ser avisado, e deverá repor este horário. Da mesma forma, o aluno será também informado, pelos secretários, quando o cliente justificar seu atraso ou falta.
? O atendimento psicológico não poderá ultrapassar 50 minutos, devendo a sala ser liberada de imediato para o próximo atendimento. Não esquecendo de fazer o uso correto das placas: ?Sala Vaga? e ?Em Atendimento?.
? Em caso de atraso do cliente, o aluno precisa aguardar os 50 minutos previstos. Se o cliente chegar, ele deve ser atendido no tempo que lhe restar. No caso do cliente não comparecer, se ele não justificar até 48 horas úteis, será substituido. Mesmo justificando, poderá ter no máximo 2 faltas consecutivas. Por isso, é importantíssimo fazer um ?bom contrato? no primeiro atendimento, para que esta e outras informações importantes fiquem claras para o cliente.
? O aluno deve chegar pelo menos 20 minutos antes do horário marcado para o atendimento, a fim de preparar a si mesmo e a sala de atendimento, assim como deve ficar após, para fazer o registro do atendimento. Não esquecendo que as pastas com os registros do cliente é um documento e, como tal, deve estar em ordem, atualizado e jamais ser retirado do SEPSI, nem mesmo partes do mesmo.
? O aluno fica responsável também, pela recepção do cliente, devendo o mesmo estar acompanhando o horário para levá-lo a sala de atendimento.
? Parte da carga horária do estágio nos processos clínicos I será cumprida com o ?PLANTÃO DO ALUNO?. No qual, o aluno ficará responsável por realizar as TRIAGENS, MONITORIA entre outras atividades que forem necessárias.
? O aluno é responsável, pela elaboração de um Relato de caso simplificado referente a cada cliente por ele atendido, o qual deverá conter o nome completo do acadêmico, estar assinado pelo aluno e o supervisor. Este relato de caso deverá ser arquivado na pasta, juntamente com todos os outros dados pertinentes à vida do cliente dentro do SEPSI, até a data do fechamento da filantropia, no final do semestre. Lembrando que as fichas dentro das pastas devem estar devidamente assinadas pelo supervisor responsável.
? O paciente receberá um cartão de controle que terá as datas e horários de seu atendimento, bem como, informações da Clínica como endereço, telefone, horário de funcionamento etc.
DA UTILIZAÇÃO DOS MATERIAIS
? Os instrumentos psicológicos, brinquedos e materiais escolares, poderão ser utilizados, quando se fizer necessário, mediante o controle dos secretários. Para tanto, os mesmos devem ser pegos no almoxarifado com os secretários mediante assinatura e devolvidos sob conferência da mesma.
? Os alunos ficam responsáveis pelo uso e cuidado dos materiais utilizados nos atendimentos, devendo participar os secretários sobre quaisquer danos do material utilizado.
? Todos os testes disponíveis têm um exemplar fixo no SEPSI que não pode ser emprestado, ficando apenas para consulta local.
? O aluno tem direito a uma folha de resposta para aplicação por cliente.
COM RELAÇÃO AO FUNCIONAMENTO INTERNO
? O uso do crachá é obrigatório, de forma visível, durante todo o tempo de permanência dentro do SEPSI.
? Não é permitida a entrada e a permanência de pessoas/acadêmicos não envolvidas nas atividades internas do SEPSI. Será permitida a entrada de acompanhantes somente quando houver necessidade, devendo ser autorizada pelo professor responsável.
? Uso das salas será somente para as disciplinas ofertadas no SEPSI de acordo com cada semestre, outras situações após análise da coordenação.
? Fica a cargo dos secretários a climatização das salas o que será feito no início das atividades pela manhã bem como no início das atividades da tarde.
? Não é permitido permanecer com objetos pessoais durante os atendimentos, inclusive o celular, o qual só deverá ser usado fora dos locais de atendimentos, desde que permaneça no modo silencioso e para uso em situações de extrema urgência. A coordenação e secretários do SEPSI não se responsabilizam pelos pertences pessoais dos alunos. Cada acadêmico é responsável por seus objetos pessoais. Há armários disponíveis na sala de estudos (sugere-se ao acadêmico que traga um cadeado).
? Não é permitido fumar nas dependências de qualquer área interna no SEPSI. Caso seja necessário, fazê-lo em locais externos.
? Não é permitido filmar ou fotografar, tanto para alunos quanto para professores. A filmagem e fotografia dos clientes somente serão permitidas para fins acadêmicos e de pesquisa, mediante a autorização por escrito da Coordenação de Curso e de Estágio.
? Não é permitida a permanência do acadêmico, que não estiver realizando alguma atividade, nos corredores ou em locais em que atendimentos estão sendo realizados, durante intervalos de supervisão e/ou ausência de seu cliente.
? Há uma sala de estudos preparada especialmente para que os alunos possam ficar. Portanto, evite ficar na secretaria, principalmente quando houver clientes ou responsáveis.
? Nunca questionar ou criticar qualquer conduta, seja do professor, colegas, secretárias, coordenação, ou até mesmo sobre o funcionamento interno do SEPSI, na presença de clientes ou outras pessoas que se encontrem no local. Quando houver discordância, que seja comunicado de forma e em local apropriado.
? Os relacionamentos devem ser harmoniosos com espírito de cooperativismo e respeito mútuo, para que haja um ambiente agradável. Com relação aos clientes, deve ser respeitoso, desde a maneira de se dirigir a ele, bem como durante o atendimento, tendo o cuidado de atendê-lo em local arrumado, com privacidade.
? O uso do telefone é exclusivo para o contato com os clientes, e comunicação entre SEPSI, professores, alunos e CEULP, não sendo permitido o uso do mesmo para assuntos pessoais.
? Os alunos, os supervisores, funcionários ou coordenação, podem fazer uso do livro de ocorrências, disponível na secretaria, quando achar necessário o registro de algum fato ou situação que considerem ter ferido alguma conduta ética, sentindo-se prejudicados ou lesados de alguma forma.
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