Transtecon fortalece a agricultura familiar
Considerando que no Brasil um dos principais responsáveis pela garantia alimentar é a Agricultura Familiar, tornou-se necessário desenvolver projetos que venham fortalecer a sustentabilidade ao agricultor (Pronaf, 2006). Dessa forma, foi concebido o projeto Transtecon - Transferência Tecnológicas para Conservação de Grãos e Sementes.
O Transtecon é vinculado ao curso de Engenharia Agrícola do Centro Universitário Luterano de Palmas ? Ceulp/Ulbra e desenvolvido com o apoio da CNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Coordenado pela professora Dra. Conceição Aparecida Previero, o projeto tem sido executado junto aos agricultores do Assentamento Mariana, em Palmas ? Tocantins e conta com uma equipe constituída por pesquisadores e bolsistas do CNPq, sendo um engenheiro civil, três engenheiros agrícolas, dois administradores, uma assistente social, duas pedagoga, um cartunista, além de uma acadêmica do curso de engenharia agrícola e outra de direito, caracterizando assim, a multidisciplinaridade das ações.
Partindo de um diagnóstico inicial junto aos agricultores, a equipe de pesquisadores vem desenvolvendo experimentos, capacitações e a difusão de técnicas e de sistemas de pós-colheita. A partir do conhecimento adquirido, tecnologias desenvolvidas pela Universidade Federal de Viçosa estão sendo implementadas como Unidades de Teste e Validação (UTVs) para auxiliar na conservação pós-colheita, como o determinador de umidade, a fornalha à carvão para secagem e o silo-secador.
Em resgate a cultura de armazenar produtos e grãos em paiol, o projeto incentivou esta prática com a construção de um paiol no Assentamento Mariana.
Entre as necessidades verificadas, estava a ausência de uma máquina de beneficiamento de arroz, assim, para dar uma alternativa a mais aos assentados à produzir cereal. Logo, na dinâmica do projeto foi estabelecido à instalação da máquina como auxílio na produção de cereais para alimentação e geração de renda.
O Transtecon abrange a conservação das sementes utilizando produtos naturais como o nim, cinamomo, pimenta malagueta e açafrão, acondicionados durante um período de oito meses em embalagens propícias e de fácil acesso, como papel, polietileno e garrafas PET.
Os agricultores familiares participam de todo as fases do projeto, sendo orientados e recebendo instruções por meio de cartilhas educativas e ilustradas, além de cursos preparatórios. As temáticas dos cursos são oferecidas pela equipe e escolhidas pelos agricultores.
O Transtecon é destaque tanto na produção do conhecimento científico, quanto nos benefícios que oferece ao agricultor e a comunidade em que está inserido.
Conceição Aparecida Previero
Possui graduação em Biologia pela Universidade de Bauru (1986), Mestrado(1996) e Doutorado(2001) em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual de Campinas. Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Pré-Processamento de Produtos Agrícolas, atuando principalmente nos seguintes temas: sementes, armazenamento, qualidade fisiológica, secagem, pós-colheita de deterioráveis e perecíveis, gestão da qualidade. É membro titular do Comitê de Ética em Pesquisa do Ceulp/Ulbra. É coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão no Ceulp/Ulbra desde 2002. É coordenadora operacional do Mestrado Interinstitucional ? MINTER, com a Universidade Federal de Viçosa e o Centro Universitário Luterano de Palmas. É líder do grupo do grupo de pesquisa ?Tecnologia e qualidade pós-colheita de produtos agrícolas?, cadastrado na plataforma Lattes ? CNPq, desde de 2002. É coordenadora do projeto ?Pesquisa, desenvolvimento e estruturação do Centro de Visitantes do Parque Estadual do Cantão ? PEC?, aprovado e fomentado pela FINEP/SECT, em 2006. Atualmente orienta oito bolsistas do Programa de Iniciação Cientifica ? PROICT, dez bolsistas do CNPq dentro do projeto ?Transferências Tecnológicas para Conservação de Grãos e Sementes?, aprovado e fomentado pelo CNPq, em 2007 e é Co-orientadora de 3 alunos do Mestrado Interinstitucional ? MINTER, através da UFV e Ceulp/Ulbra . Teve mais dois projetos fomentados pelo CNPq, em 2001 o projeto ?Alternativas tecnológicas na conservação de sementes de milho (Zea mays L.) durante o armazenamento em Palmas, Tocantins? e em 2003 o ?Projeto de Informatização da Incubadora de Empresas de Palmas e Capacitação do Quadro Funcional?.
Fonte: http://lattes.cnpq.br/0917487700753565
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI