Projeto Indígena
Há cinco anos, o Centro Universitário Luterano de Palmas - CEULP/ ULBRA - por meio da Coordenação de pesquisa e extensão, tem realizado um projeto com indígenas.
No ano de 2006 a turma de Projetos Educativos Interdisciplinares do curso de Pedagogia do Centro Universitário organizou a sensibilização para realizar as primeiras atividades das disciplinas de Didática e de projeto. Foram resgatadas informações do I Seminário Interdisciplinar, realizado em Maio de 2005, para divulgar e comunicar as primeiras atividades do semestre.
A partir desse trabalho Interdisciplinar na universidade, elaborou-se um plano de pesquisa com objetivo de visitar uma escola Xerente para observar a aula e a coleta de dados. Para concretizar a ação houve-se um intercambio. Um professor indígena veio à Instituição de Ensino Superior socializar a experiência didático-metodológica da escola indígena e estudantes universitários também visitaram escolas indígenas.
A professora Maria Aparecida Medina, popularmente conhecida como ?Cidinha?, do CEULP/ ULBRA, juntamente com a professora Adriana Ziemer ? começou esse trabalho ainda na Instituição com os acadêmicos da disciplina.
A partir do assunto foram realizados diversos eventos relacionados, como foi o caso do ( II Seminário, no qual foi assessorado pela professora indígena?Eva Canoé de Guajará-Mirim-Rondônia- com o tema Educação Indígena ou Educação Escolar Indígena: Rompendo Paradigmas) e o III Seminário Multicultural do CEULP/ ULBRA, que teve como objetivo principal refletir e compreender a complexidade cultural na Universidade como um desafio na superação dos preconceitos e discriminação presentes na sociedade globalizada e no ensino superior. Neste encontro teve-se a presença do escritor e antropólogo da UNICAMP- Carlos Brandão.
Atualmente a professora desenvolve pesquisa junto a professores da Escola Indígena Waikarnãse, da Aldeia Salto e Escola Indígena kasawamr~i da Aldeia Nova. Além de fazer à pesquisa de mestrado, Medina tem desenvolvido um trabalho de formação continuada com orientações pedagógicas, tendo como foco a interdisciplinaridade. O trabalho desenvolvido vai desde a questão do lixo nas aldeias, os registros de histórias da cultura, os fatos e as manifestações da comunidade indígena, o Currículo vivo e intercultural de forma que os professores sejam os autores reflexivos, produtores do próprio material didático utilizado em sala de aula e também sejam instrumentos de resgate da cultura.
Sobre o tema, Cidinha já tem alguns artigos publicados.
Maria Aparecida da Rocha Medina
Professora do Centro Universitário Luterano de Palmas ? CEULP/ ULBRA - desde 2005 e de lá para cá tem realizado várias ações, principalmente na formação da prática pedagógica, diferenciada e intercultural dos professores indígenas, mais especificamente nas aldeias Salto, Porteira e Nova. Medina também trabalha com a disciplina literatura Infanto Juvenil no Magisterio Indígena, serviço prestado a Seduc e, atualmente está desenvolvendo a sua pesquisa de mestrado junto a esses professores. Além de acompanhar o acadêmico: Daniel xerente, bolsista do Centro Universitário Luterano de Palmas em seu processo intercultural e cientifico, como um futuro pesquisador da cultura.
2007
MEDINA, Maria Aparecida da Rocha. A Formação de Recursos Humanos, Mercado de Trabalho e Política de Educação Indígena. In: CONGRESSO Nacional de Educação Superior Indígena. Resumos. Porto Seguro-Ba: Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia-Unidade de Ensino de Porto Seguro. 2007, CD, Trabalho nº 12 .
- GALLERT. Adriana Ziemer e MEDINA, Maria Aparecida da Rocha. Educação Indígena ou Educação Escolar Indígena: Quebrando Paradigmas- Um Projeto Interdisciplinar na Universidade. V Congresso Científico e VII Jornada de Iniciação Científica. Pesquisa Interdisciplinar Anais. Palmas: CEULP/ULBRA, 2007. p.604-606.
2009
Próximas Publicações:
- Projeto de pesquisa: Encontros e Desencontros na Educação Escolar Indígena: Estudo sobre Práticas educacionais de professores indígenas Xerente
- Artigo: Experiências interdisciplinares em Escolas indígenas Xerente
- Livro de Literatura dos professores indígenas do Tocantins.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde
Últimas notícias
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação