Engenharia Civil vence prêmio nacional
Com o trabalho "aproveitamento de águas pluviais e reuso de águas residuárias em edificações urbanas", Fernanda Demétrio de Sousa e Janaina Pereira Guimarães foram classificadas entre os cinco melhores projetos no Prêmio Odebrecht - Contribuições da Engenharia para o Desenvolvimento Sustentável 2008.
Orientadas pelo professor mestre Carlos Spartacus da Silva Oliveira, as acadêmicas do curso de Engenharia Civil do CEULP/ULBRA desenvolveram a pesquisa com o objetivo de realizar a substituição de água potável por águas descartadas de outros processos em usos que não requerem um alto padrão de qualidade.
Foram submetidos 70 trabalhos, entre os quais cinco foram classificados e outros cinco receberam menção honrosa. Todos os projetos foram feitos exclusivamente por estudantes de engenharia.
Esse é o primeiro evento na área realizado pela Construtora Norberto Odebrecht S.A. A finalidade era estimular a geração de conhecimento sobre temas relacionados à contribuição da engenharia para o desenvolvimento sustentável.
PREMIAÇÃO
Cada projeto receberá o valor de R$ 20.000,00 para o estudante ou grupo, outros vinte mil para o professor orientador e o mesmo valor para a universidade.
Neste caso o valor deverá ser revertido para o departamento do professor orientador do projeto ou para a linha de pesquisa deste, em forma de livros, materiais e/ou equipamentos. A premiação será realizada na capital paulista, no dia 4 de novembro.
PROJETO
Iniciado no Trabalho de Conclusão de Curso I (TCC ? I) o projeto propõe a implantação de um sistema destinado ao aproveitamento de águas pluviais para uso doméstico e o reuso destas águas residuárias. Os critérios econômicos, ambientais e sociais, assim como a viabilidade econômica e estrutural do sistema foram os principais indicadores para a escolha.
Dentre os benefícios do projeto há a redução da captação de água disponível para consumo (água potável); a redução no tratamento e lançamento de efluentes (esgoto); o aumento da disponibilidade de água para usos mais importantes e/ou futuros e a redução de custos com água e energia elétrica.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde
Últimas notícias
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação