FINEP seleciona projetos de pesquisa
A Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) aprovou 20 projetos de pesquisa não-reembolsáveis, sendo dois deles desenvolvidos pelo CEULP/ULBRA.
Para a Coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Professora Dra. Conceição Previero o resultado do edital é o ?reflexo do trabalho de bons profissionais que acreditam na potencialidade da Instituição e do Estado, além do atendimento as aos editais no que tange as exigências técnicas e a qualificação dos recursos humanos?.
Um dos projetos selecionados é o de ?Análise da viabilidade técnica e econômica de uma casa sustentável em Palmas/TO?. Que será desenvolvido por pesquisadores do curso de Engenharia Agrícola da Instituição. Sua proposta é a construção de uma casa ecologicamente correta para uma família formada com até 5 pessoas.
Nesta casa a intenção é fazer o reuso da água da chuva, o tratamento e o reuso da água do banho e da lavanderia, além de gerar energia elétrica e calor, por meio da energia solar.
Coordenado pelo professor Dr. Joel Carlos Zukowski Júnior o projeto conta com a participação dos professores M.Sc. Silvestre Lopes da Nóbrega e M.Sc. Jaqueline Henrique.
A ?Casa sustentável? busca minimizar os impactos ambientais no uso dos recursos naturais com o reaproveitamento destes, podendo ser economicamente viável a médio e longo prazo.
O outro projeto é uma parceria entre a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, o CEULP/ULBRA e demais Instituições de Ensino Superior do Estado denominado ?Apoio à produção rural de base familiar?.
Como resultado desta parceria será desenvolvido por pesquisadores do curso de Farmácia uma ?Farmácia Viva?. Será realizada pesquisa sobre o desenvolvimento de mudas de espécies de plantas medicinais (fitoterápicos) utilizadas localmente.
O conhecimento obtido por meio da pesquisa será repassado aos agricultores com o intuito de diversificar sua produção familiar. Criando assim, matéria prima para a produção de fitoterápicos e geração de renda para o pequeno produtor.
?Este projeto é conseqüência dos investimentos que a ULBRA fez nos últimos 5 anos no grupo de pesquisa do curso de Farmácia, que integra a base de dados do CNPq desde 2004?, revela o coordenador do curso e do projeto, Professor Dr. Edson Roberto da Silva.
Em ambos os projetos selecionados a melhoria na qualidade de vida da comunidade e o aprendizado dos acadêmicos são os principais objetivos. Esta é apenas uma parte do envolvimento do CEULP/ULBRA com a pesquisa. Ainda há outros projetos em desenvolvimento com fomentos externos, como os realizados pelo curso de Engenharia Agrícola nas áreas de Pós-colheita de Produtos Agrícolas, Recursos Hídricos e Ambientais e Energia Alternativa.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde
Últimas notícias
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação