Gincana Social agita Dia do Ensino Responsável 2008
Precursor do Ensino Responsável no Tocantins, o CEULP/ULBRA realiza mais uma ação nesta quarta edição do Dia da Responsabilidade Social do Ensino Particular.
O Diretor-geral da Instituição, Marcos Fernando Ziemer, afirma que ?participar de eventos como este, de nível nacional reforça a preocupação que a Instituição possui em desenvolver sua missão junto à comunidade? e que ?ações como essa realizada hoje, voltada para crianças que não tem acesso, ou dificuldades em desenvolver atividades esportivas, recreativas e de integração, credencia o CEULP/ULBRA e reafirma o seu compromisso com a sociedade?, acrescenta.
Neste ano as atividades foram concentradas no Complexo Esportivo da Instituição, a decisão, segundo a Coordenadora de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão, Conceição Previero, surgiu como forma de ?aproveitar o espaço que o CEULP/ULBRA possui e os profissionais que ele capacita em benefício das crianças?.
E para isso, contou-se com uma equipe formada por 20 colaboradores (funcionários administrativos e professores) e 60 acadêmicos dos cursos de Educação Física e Pedagogia. Todos unidos para realizar uma Gincana Social.
Gincana Social
Imagine uma manhã de sábado (27/09), totalmente atípica, cheia de atividades físicas, recreativas e educativas, com mais de 200 alunos da rede pública de ensino, na faixa etária de 12 a 14 anos, reunidos em uma Gincana. Bem, foi essa a proposta que o CEULP/ULBRA realizou no Dia do Ensino Responsável 2008.
Sob a olhar atento da equipe da Instituição, alunos das escolas municipais Olga Benário, Jorge Amado, Henrique Talone Pinheiro e Benedita dos Reis e da escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros iniciaram as atividades do Dia enchendo os pulmões de ar e soltando a voz com um ?grito de guerra?.
Logo depois, divididos em grupos de 20 alunos, cada escola começou a se divertir em brincadeiras como: caranguejobol (jogo de futebol com mãos e pés no chão), o voleibol cego com toalhas e a queimada maluca.
Já nas salas de aula as atividades foram um pouco mais calmas, como a prova da criatividade, em que os alunos desenharam um painel sobre o tema ?Drogas, tô fora!? E na sala de teatro e dança os meninos e meninas montaram coreografias sobre o tema ?Preservação da natureza?.
?Um momento infinitamente valoroso para o aprendizado de nossos acadêmicos e de integração de todos com a comunidade? é a avaliação que a Coordenadora de Educação Física e uma das organizadoras da gincana, Marília Marota faz sobre o evento.
Segundo o Coordenador de esportes e também organizador da Gincana, Leonardo de Souza, a participação dos acadêmicos é muito importante ?eles entenderam que é um público diferente, com necessidades específicas e que o princípio da gincana é o de promover uma socialização entre as crianças que além de estudarem em escolas distintas, vivenciam realidades e carregam consigo bagagens diferentes?.
Depoimentos
Francisco Souza Silva, 12 anos, 6ª série da Escola Estadual Maria dos Reis Alves Barros
?Achei muito bom vir aqui e pretendo brincar de futsal, vôlei, basquete e queimada?.
Ana Cláudia Ramos da Silva, 28 anos
Professora de Educação Física da Escola Estadual Maria dos Reis
?A ação é interessante e despertou o interesse dos alunos, houve até uma aluna que chorou para vir, a princípio os pais dela não deixaram ela participar. E eles estão adorando essas atividades, pois estão desenvolvendo o trabalho em grupo e nada melhor acontecer isso por meio do esporte e da ludicidade?.
Andréia Santos Japiassú, 14 anos, 9º ano da Escola Municipal Olga Benário
?Fazemos atividades como essas dentro da Escola e é muito legal poder participar com os meus colegas fora dela. Agora no início estou como torcedora só esperando o momento para jogar vôlei, dançar e interpretar no teatro?.
Reinaldo Ruela da Silva, 14 anos, 8ª série da Escola Municipal Jorge Amado
?É a primeira vez que saio com os meus colegas para participar de um evento como esse. E acho que a ação foi bem elaborada e também trouxe uma unidade, fazendo com que eu conhecesse outras pessoas?.
Wilsomar Araújo de Sena, acadêmico do 2º período de Educação Física do CEULP/ULBRA
?Percebemos que as escolas públicas são esquecidas quando o assunto são as atividades esportivas e lúdicas e essa Ação está sendo de fundamental importância para a integração social dos participantes?.
Vanessa Dias Pinto, 12 anos, 5º ano da Escola Municipal Benedito Galvão
?No teatro comentamos sobre o meio ambiente. Demonstramos na peça que não devemos jogar lixo nas ruas, não matar os animais, não devastar as florestas, não fazer queimadas e também não poluir a água. Vou passar o que aprendi aqui para os meus pais e amigos. Se todos fizerem isso o planeta vai ser muito melhor?.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI