Alunos do primeiro período de Jornalismo realizam pesquisas
Os alunos do primeiro período do Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, estão desenvolvendo pesquisas em todas as disciplinas referentes à grade curricular específica de quem acaba de iniciar o curso.
Segundo a Profª. Msc. Irenides Teixeira, que ministra a disciplina de Fundamentos de Fotografia para Jornalismo, as pesquisas são referentes à revolução documental da fotografia. ?Nesta pesquisa os alunos conhecem a história da Fotografia e identificam as diversas técnicas utilizadas na produção fotográfica de acordo com as mudanças sociais, políticas, culturais, econômicas e tecnológicas, por exemplo?, conta Irenides.
Para isso, a turma foi dividida em grupos e deverá fazer pesquisa desde 1826, data da primeira fotografia capturada pos Joseph Niépce, cuja apresentação dos resultados será no dia 9 de setembro. Outra atividade desta disciplina é a Galeria onde os alunos podem apreciar e analisar obras como as de Henri Cartier Bresson, Sebastião Salgado, Robert Capa, Julia Cameron, JR Duran, Man Ray, Araquém Alcântara. A idéia é trabalhar com as narrativas fotográficas. A atividade acontecerá no dia 16 de setembro.
A disciplina de Fundamentos do Jornalismo, ministrada pela Profª. Msc. Fernanda Bruni, introduziu uma pesquisa aos alunos sobre os jornalistas da época do Império, período que despertou a imprensa para a sua essência de promover conscientização social e produzir informações sobre fatos diários.
Os alunos pesquisarão nomes como Quintino Bocaiúva, Teófilo Otoni, Joaquim Nabuco, Bernardo Guimarães, Ângelo Agostini, Henrique Fleuss, José de Alencar e Justiniano José da Rocha, considerado o melhor jornalista brasileiro de todos os tempos. Os resultados serão apresentados de maneira individual no dia 15 de setembro.
A Profª. Msc. Valdirene Cássia da Silva, que ministra Fundamentos da Comunicação está promovendo o estudo histórico e social sobre os meios de comunicação, considerados de massa. Neste caso, é feita uma análise contemporânea sobre o rádio, a televisão, os impressos nas versões jornal e revista, histórias em quadrinhos como o caso do Mangá e a internet.
Para completar a rotina dos recém chegados, a disciplina de Comunicação Visual, aplicada pelo Prof. Esp. Vladimir Feitosa tem trabalhado com leitura de imagem onde é feita uma análise da comunicação visual específica das Olimpíadas e do período eleitoral. Nas discussões são verificados pontos como cor, significados, semiótica e produção de sentido.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI