Dia do Jornalista é comemorado com debate
Em comemoração ao Dia do Jornalista, aconteceu neste, dia 07 de abril, às 19h30, na sala 223, do CEULP/ULBRA de Palmas, um bate-papo com profissionais da área, que falaram sobre radiojornalismo, telejornalismo, assessoria de imprensa e jornal impresso. Os alunos do Curso de Comunicação Social, habilitação em Jornalismo, tiveram a oportunidade de debater e tirar dúvidas a respeito da profissão.
Os profissionais, Fernando Ferreira, Editor-Executivo da TV Anhanguera Tocantins, Mara Santos, Assessora de Comunicação da Secretaria Estadual da Agricultura,l e France Braga, repórter do programa de rádio da 96 FM, da Redesat Tocantins, foram os palestrantes da noite. O debate foi mediado pela professora Fernanda Bruni, e contou com a participação das professoras Valdirene Cássia da Silva e Glês Nascimento.
Os profissionais falaram como é o trabalho em cada veículo de comunicação. France destacou a importância do texto para rádio, que dever ser: claro, simples e objetivo. "E não ter apenas uma voz bonita", disse. Já, Fernando, ressaltou que a imagem é o que difere a TV do rádio, fazendo com que o jornalista tenha cuidado ao editar as imagens a serem veiculadas. Mara encarou como um desafio, sair do rádio e assumir uma Assessoria Comunicação. "É uma área que eu ainda não tinha experiência e achei uma boa oportunidade. É uma experiência nova", falou.
Um dos pontos em que todos concordaram foi em relação aos quesitos de uma boa reportagem, começando pela apuração e a checagem das informações. De acordo com eles, um dos princípios que o profissional deve ter para uma boa apuração é: senso crítico, responsabilidade e respeito com o próximo.
Em suas considerações finais, Mara Santos enfatizou que o mercado está sempre aberto a profissionais que tem força de vontade, humildade em aprender, acredita em si e busca sempre novos desafios. Ana Lúcia Amaral, acadêmica do 7° período do curso de Jornalismo, falou que debates como esse é uma ótima oportunidade para "conhecer mais o mercado de trabalho e decidir qual área seguir dentro da profissão jornalística", destaca.
O debate foi organizado pelas professoras Fernanda Bruni e Valdirene Cássia da Silva, com a intenção de não deixar o Dia do Jornalista passar em branco, ressaltou Fernanda.
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde
Últimas notícias
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação