CEULP/ULBRA e Naturatins fazem parceria de projetos no Cantão
O CEULP/ULBRA (Centro Universitário Luterano de Palmas), A Fulbra (Fundação ULBRA) e o Naturatins (Instituto Natureza do Tocantins) assinaram ontem (5/03) um termo de cooperação técnica para o desenvolvimento de projetos no Parque Estadual do Cantão.
A parceria vai possibilitar que pesquisadores do CEULP/ULBRA dêem continuidade a sete projetos de pesquisa da Instituição (confira abaixo os nomes dos projetos).
As pesquisas, que são aprovadas pela Finep (Financiadora de Estudos e Projetos) e tem o apoio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, estão sendo desenvolvidas nas áreas de meio ambiente e educação e estão dentro do projeto estruturante do Parque.
O principal objetivo dos projetos é fazer um levantamento de aspectos da fauna e da flora, da modelagem geográfica, da educação oferecida aos escolares da região.
Além disso, a pesquisa vai permitir a criação de um banco de dados sobre o Parque Estadual do Cantão, que será disponibilizado à comunidade através de um portal eletrônico que será criado para divulgar os dados apurados nas pesquisas.
Os projetos contam também com o apoio da Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, que no último dia 15 de fevereiro entregou parte do investimento de cerca de 500 mil reais para o desenvolvimento dos projetos ao CEULP/ULBRA.
Foi entregue pelo Secretário Osmar Nina Garcia Neto uma camionete Ranger, que vai garantir o transporte dos pesquisadores ao Parque Estadual do Cantão e equipamentos para auxiliar na execução das pesquisas.
Nas palavras do secretário, o investimento foi realizado pela importância dos projetos e pela seriedade com que o trabalho vem sendo conduzido pelo CEULP/ULBRA.
Na ocasião, o Diretor-geral do CEULP/ULBRA, Marcos Fernando Ziemer, agradeceu ao incentivo que o Governo do Estado vem dando à pesquisa no Tocantins e parabenizou a Secretaria de Ciência e Tecnologia pelo trabalho de fortalecimento da pesquisa que está sendo feito no Tocantins.
Uma das pesquisadoras da Instituição, a professora Drª. Conceição Previero avalia que o investimento feito pelo governo ?É o resultado do trabalho desenvolvido pelo CEULP/ULBRA, pela Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia e pelo Governo do Estado?.
Confira os nomes dos projetos de pesquisas desenvolvidos pelo CEULP/ULBRA no Parque Estadual do Cantão:
1.Inventario histórico-antropológico da aldeia Karajá Macaúba, aldeia Javaé Boto Velho e Comunidades existentes no Cantão e seu entorno;
2.Bioprospecção molecular aplicada a um novo alvo terapêutico;
3.Etnobotânica de Espécies Vegetais Utilizadas pela População no Entorno do Parque Estadual do Cantão;
4.A etnomatemática e os discursos dos professores de ensino fundamental: uma estratégia pedagógica;
5.Metodologia de análise multitemporal da cobertura vegetal com uso de imagens orbitais de diferentes formatos;
6.Estrutura de uma base de dados distribuídos e baseados em modelagem geográfica como semente de integração de pesquisa institucionais;
7.Desenvolvimento de um Portal a partir da Definição de uma Ontologia para o Domínio ?Fauna e Flora? do Parque Estadual do Cantão;
Notícias relacionadas
-
10
JANENSINO A DISTÂNCIA Ulbra oferece 26 opções de cursos EAD em áreas estratégicas -
10
JANCOMPROMISSO DE FÉ Culto de Gratidão em homenagem aos formandos de Medicina da Ulbra Canoas -
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde
Últimas notícias
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação