Diversidade Cultural é discutida no CEULP/ULBRA
Curso busca despertar e mobilizar a sociedade para a preservação da identidade cultural tocantinense
O CEULP/ULBRA e a Coordenação de Pesquisa, Pós-graduação e Extensão (Coppex), em parceria com Sebrae, Organização Jaime Câmara, Redesat Tocantins, Centro de Direitos Humanos de Palmas (CDHP) e DCE da Instituição, realizam entre os dias 4 e 6 de junho o curso de extensão Diversidade Cultural: Sabedoria e riqueza de um povo.
O curso pretende discutir a necessidade de combinar o desenvolvimento econômico com a preservação do patrimônio cultural. O debate sobre o tema tem como ponto de partida a Convenção Internacional de Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, que entrou em vigor no dia 18 de março desse ano.
A importância da valorização e resgate das raízes histórico-culturais do Tocantins é o objetivo do curso. Para o coordenador do projeto, o jornalista Wolfgang Teske, "a partir do momento que a sociedade perceber as diferenças individuais, sociais e culturais existentes, elas começam a entender e até mesmo lutar contra o preconceito".
Teske acrescenta que a não valorização da diversidade faz com que a sociedade perca a sua identidade e a "intenção desse curso é mostrar que a valorização de toda essa riqueza cultural nada mais do que a valorização de nossa própria história".
Curso de Extensão
Dividido em quatro módulos, o curso vai desenvolver atividades de conscientização e educação patrimonial, além de momentos culturais com apresentação de grupos artísticos culturais da região. Também serão apresentados trabalhos já produzidos no Tocantins, como pesquisas, publicações de livros, gravações de Cds, criação e produção de vídeos, exposições fotográficas e artesanato regional.
Inscrição
O evento tem como público-alvo acadêmicos, professores dos ensinos fundamental, médio e superior, além de gestores públicos das áreas de educação, cultura, ciência e tecnologia.
As inscrições podem ser feitas no Diretório Central de Estudantes (DCE) e no LIPE, localizado no prédio 2, sala 241. Os participantes recebem um certificado de 20 horas, que vale com atividade complementar.
Programação
Horários disponíveis a cada dia
Manhã: das 8h às 12h
Tarde: das 14h às 18h
Noite: das 18h40 às 22h40
1º Módulo - 4 de junho de 2007
Abertura - Apresentação do panorama geral do curso de extensão
PALESTRA
Título: "A importância da pesquisa científica na área da Diversidade Cultural". A Roda de São Gonçalo, manifestação cultural da Comunidade Remanescente de Quilombo da Lagoa da Pedra, de Arraias (TO);
Vídeo-reportagem produzido pela TV Palmas - Redesat, por ocasião da realização da Roda de São Gonçalo na Lagoa da Pedra, em junho de 2006;
Debate
Tema: Resultados concretos que podem ser obtidos quando ensino, pesquisa e extensão andam juntas com envolvimento da Universidade, Órgãos Governamentais e não-Governamentais, ONGs e outros.
2º Módulo - 05 de junho de 2007
PALESTRA
Título: Cantando as Diferenças Individuais, Culturais e Sociais fazendo brotar a sabedoria e a luta contra a discriminação, garantindo a inclusão, promovendo a proteção e promoção da Diversidade das Expressões Culturais;
Debate
Tema: (dois eixos norteadores)
I - acessibilidade universal e direitos humanos;
II - diferenças e cidadania;
Trabalho em grupos.
Apresentação do resultado das discussões dos grupos com propostas concretas de ações afirmativas.
3º Módulo - 06 de junho de 2007
PALESTRA
Titulo: Convenção Internacional sobre a Proteção e Promoção da Diversidade das Expressões Culturais
Debate
Tema: I - A importância da aprovação da Convenção pela ONU e entrada em vigor, a partir do dia 18 de março de 2007 - suas vantagens e implicações em âmbito local, regional, nacional e internacional; II - Qual mecanismo pode ser estabelecido para combinar o desenvolvimento econômico com a preservação do patrimônio cultural dos povos, das comunidades e das culturas;
Painel - A importância dos registros históricos, pesquisas, reportagens, publicação de livros e produção artístico-cultural das manifestações culturais locais e regionais sob o ponto de vista social, cultural e econômico;
Exibição de Documentário de produção local com repercussão nacional.
Informações: 3219-8032
28 de maio de 2007
Aline Pio
Jornalista - Mtb 303/TO
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI