CEULP/ULBRA leva informação à Agrotins
Oferecer ao produtor rural acesso às novas tecnologias, visando reduzir o desperdício. Com esta proposta, o Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, convidou o doutor Juarez de Sousa e Silva para participar da Agrotins 2006, proferindo palestras aos visitantes.
A próxima palestra está marcada para este sábado, dia 6 de maio, às 8h20min, no auditório II do Centro Agrotecnológico de Palmas, onde se realiza a feira. Na ocasião, doutor Juarez apresentará o projeto ?Produção de álcool combustível na fazenda?. Donos de alambiques e produtores que utilizam grande quantidade de combustível em suas propriedades formam o público alvo da palestra. ?É um projeto ecologicamente correto, pois os resíduos todas as etapas de fabricação da cachaça são aproveitados?, explica.
Doutor Juarez também ministrou palestra sobre secagem e armazenamento de produtos agrícolas na agricultura familiar, apresentando técnicas para a construção de um silo com sistema de ventilação bem mais barato que os sistemas convencionais. No estande do CEULP/ULBRA, os visitantes podem conhecer o protótipo de um silo, além de tirar dúvidas.
Doutor Juarez é PhD em secagem e armazenagem de produtos agrícolas, professor da Universidade Federal de Viçosa (MG) e pesquisador da Embrapa Café.
Participação
O curso de Engenharia Agrícola marca presença mais uma vez na Agrotins, oferecendo uma série de informações e demonstrações dos trabalhos realizados na Instituição. Este ano, em parceria com as empresas Engenharia MMD e GPS Sul, realiza dinâmicas sobre georeferenciamento e palestras sobre ICMS Ecológico.
Outra atração é o próprio estande, construído há mais de um ano com tijolos de solo-cimento. Os tijolos podem ser produzidos pelos agricultores com matéria-prima (terra) existente na propriedade. O custo do metro quadrado de uma casa popular com este tipo de tijolo é de R$ 200; nas construções convencionais, o valor varia entre 300 e 360 reais. ?A temperatura interna da casa é muito agradável, equivalente a temperatura à sombra em um ambiente aberto, como a sombra de uma árvore?, observa o coordenador do curso de Engenharia Agrícola, Silvestre Lopes da Nobrega. Pesquisas estão em andamento para verificar a resistência e a durabilidade do material.
Release de 5 de maio de 2006
Jornalista Andréa Luiza Collet
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI