CEULP/ULBRA é o pioneiro em exames de DNA no Tocantins
O Setor de Biologia Molecular do Laboratório do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, já está apto para a realização de exames de DNA, como teste de paternidade. Vinculado ao curso de Biomedicina, o laboratório é o primeiro do Estado do Tocantins a realizar este tipo de análise, possibilitando um grande avanço na área. Atualmente, todo material coletado é encaminhado para laboratórios de outras regiões, como Belo Horizonte (MG).
Montado com equipamentos de tecnologia de ponta, o laboratório possui máquinas como o termociclador, que permite a amplificação do material genético, a partir de uma única molécula de DNA, em mais de um bilhão de cópias. As análises poderão ser feitas a partir de materiais como sangue, saliva e sêmen.
?Pretendemos disponibilizar esta tecnologia à comunidade após o período de férias acadêmicas?, destaca o coordenador do curso, Lázaro Dutra Júnior. A realização dos exames em Palmas diminuirá o tempo de espera pelo resultado, além dos custos. ?Este laboratório representa um avanço significativo para toda a região Norte?, destaca o coordenador, acrescentando que o CEULP/ULBRA é a primeira universidade particular a implantar esta infra-estrutura. Em recente avaliação feita pelo Ministério da Educação, as instalações do curso de Biomedicina receberam conceito máximo da comissão avaliadora. ?Nossos acadêmicos estão tendo a oportunidade de receber uma formação mais ampla?, observa o coordenador.
O teste de DNA é o principal recurso utilizado pela justiça em processos de reconhecimento de paternidade para o pagamento de pensão, recebimento de herança e no caso de troca de bebês. No Estado do Tocantins, estima-se que a demanda por este tipo de análise seja de 8 mil exames.
O geneticista e professor de Estágio em Biologia Molecular, Adriano Azevedo de Mello, lembra que os exames de DNA também são utilizados na área de criminalística, como em casos de assassinatos, para a identificação de suspeitos e vítimas. A maioria dos exames desta área são feitos em Alagoas, com um custo médio de R$ 500,00.
O Laboratório de Biologia Molecular poderá fazer, ainda, testes moleculares de leishmania (calazar), confirmação de HIV, hepatite, tuberculose e marcadores tumorais para o diagnóstico precoce do câncer.
Pesquisa
O Laboratório de Biologia Molecular tem sido utilizado por professores geneticistas do CEULP/ULBRA, como Adriano Azevedo, Ernane Bastos e Edson da Silva, para a realização de três linhas de pesquisas nas áreas de genética molecular do câncer, genética de populações e biologia molecular de leishmania.
Com a proposta de identificar as regiões gênicas supressoras de tumores de câncer de mama, ovários, cabeça e pescoço, o mestre em Genética, Adriano Azevedo, trabalha na pesquisa do DNA para verificar a predisposição genética para a doença. ?Com esta análise, teremos a chance de fazer um diagnóstico precose. Se a pessoa tiver predisposição, poderá fazer um acompanhamento médico minuncioso, aumentando a possibilidade de cura, caso a doença apareça?, destaca o pesquisador. Por meio da análise do DNA, o pesquisador também está em busca de variações genéticas em tumores da tireóide, com o objetivo de identificar a variabilidade genética de populações específicas.
O professor Ernane Bastos, mestre em Biologia Molecular, utiliza a mesma técnica para identificação humana pelo DNA em tribos indígenas com o objetivo de analisar melhor a oriegem destas povoações. ?A partir desta pesquisa poderemos conhecer melhor o povoamento das Américas, por exemplo?, destaca o pesquisador.
Já o professor Edson Roberto da Silva, Ph. D. em Bioquímica e Biofísica, tem a intenção de buscar novas alternativas para o tratamento da leishmaniose (popularmente conhecida como calazar). ?O medicamento usado foi criado há um século, é altamente tóxico e de difícil dministração?, observa Edson.
Notícias relacionadas
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD
Últimas notícias
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema