CEULP/ULBRA promove curso inédito de informática para alunos da Apae
Pessoas portadoras de necessidades especiais da Capital têm a oportunidade de conhecer o mundo digital. O curso de Sistemas de Informação do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, realiza, na próxima semana (de 18 a 22/10), promove um curso inédito na região: a primeira edição de Introdução à Informática para Deficientes Físicos, com aulas de Windows, Word e Excel. O curso será realizado de segunda a sexta-feira, das 14h às 17h30min, no Centro de Tecnologia da Informação do CEULP/ULBRA, com a participação de cerca de 12 alunos de Escola de Educação Especial de Palmas (Apae).
Para realizar as aulas, os laboratórios foram adaptados às necessidades dos cadeirantes. A iniciativa faz parte do programa Informática & Sociedade, desenvolvido pelo curso de Sistemas de Informação com a finalidade de democratizar os meios digitais entre a comunidade palmense, promovendo a inclusão digital. Trabalhando nessa linha, já foram realizadas atividades com idosos, deficientes visuais, estudantes de escolas públicas e funcionários da Instituição que trabalham nos serviços de copa e serviços gerais.
Os instrutores são voluntários do curso de Sistemas, além de quatro alunos do Centro Educacional Martinho Lutero, CEML/ULBRA, e membros da Congregação Cristo Redentor, da Igreja Evangélica Luterana do Brasil. A equipe foi capacitada para realizar as atividades, preocupando-se em adequar-se às necessidades especiais dos alunos. A questão da ergonomia também será observada no decorrer do curso. Os alunos terão o acompanhamento de uma fisioterapeuta, que orientará sobre o correto posicionamento perante o computador.
Paralelamente às atividades práticas, o curso promove discussões entre acadêmicos, professores, pesquisadores, gestores públicos e comunidade em geral sobre as várias formas de acesso à informática. Um exemplo foi a primeira edição do Fórum Tocantinense de Inclusão Digital, realizado no começo deste ano.
Profissionalização
No mesmo período, nos dias 18 a 22 de outubro, o Curso recebe alunos do ensino médio do CEML/ULBRA e Colégio Marista, para ministrar aulas de Introdução à Programação (Java e Internet). A programação tem como objetivo apresentar aos estudantes a área de Computação e Informática, com demonstrações sobre as aplicações práticas e o mercado de trabalho. A experiência visa familiarizar os alunos de forma prática com o mundo da informática, num momento que antecede o vestibular.
Informações: (63) 219-8082 e 9979-2888, com as professoras Cristina Filipakis e Madianita Bogo ou 219-8051 e 9978-3535, com o Pastor Ilvo Bender.
Notícias relacionadas
-
09
JANMOBILIDADE ACADÊMICA Aluna de Psicologia da Ulbra realiza Intercâmbio em Portugal -
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD
Últimas notícias
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema