Fórum Acadêmicos de Letras reúne mais de 600 participantes
Mais de 600 acadêmicos, professores e pesquisadores da área de Letras estarão reunidos, dias 10, 11 e 12 de junho, no Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, para a 15ª edição do Fale ? Fórum Acadêmico de Letras. Caravanas de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Roraima, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás, Distrito Federal, Pará, Maranhão, já estão chegando à Capital. Professores do ensino fundamental e médio, além de alunos de instituições de ensino superior do Estado também participam do encontro.
Palestrantes renomados, como os professores doutor Luis Antonio Marcuschi (UFPE), o doutor Ezequiel Theodoro da Silva (Unicamp), o doutor Valdir Heitor Barzotto, presidente da Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras, e a doutora Claudia Rosa Riolfi, ambos da USP, marcarão presença.
Este é o maior evento na área de Letras já realizado no Tocantins. Pela primeira vez, o Fale é sediado por uma instituição privada e tem o apoio do CNPq (Conselho Nacional de Pesquisa).
Dentre os temas discutidos durante o Fórum estão: aquisição da língua; leitura e produção de textos; teoria literária, literaturas brasileira e portuguesa; literatura infanto-juvenil; línguas francesa, espanhola e inglesa; análise de discurso; pragmática e semântica; fonologia e fonética; sintaxe; o ensino de língua e literatura e as novas tecnologias, metodologia de ensino, entre outros.
Para proporcionar um momento de intercâmbio cultural e lazer, a Comissão Organizadora, com o apoio de acadêmicos de Turismo, realiza um luau. O evento acontece na Ilha do Canela, sexta-feira (11/06), a partir das 21h, com apresentação de vários músicos da terra.
Palestrantes
LUIZ ANTÔNIO MARCUSCHI ? Doutor em Filosofia da Linguagem pela Friedrich-Alexander Universität de Erlangen Nuernberg, Alemanha. Professor de Lingüística nos cursos de Graduação e Pós-graduação da Universidade
Federal de Pernambuco (UFPE). Marcuschi já orientou mais de 50 dissertações de Mestrado e 15 teses de Doutorado. Possui mais de 60 trabalhos publicados e vários livros. Algumas obras são: Linguagem e Classes Sociais (Ed. Movimento), Lingüística de Texto: o que é e como se faz (Editora da
UFPE), Análise da Conversação (Ática), Da Fala para a Escrita (Cortez), além de volumes sobre Língua Portuguesa para o Telecurso 2000 (Editora
Globo).
Valdir Heitor Barzotto - Doutor em Lingüística pela Unicamp, Barzotto é professor da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, USP, além de lecionar no Programa de Pós-Graduação em Educação. Atualmente, preside a Associação Nacional de Pesquisa na Graduação em Letras ?
ANPGL. Valdir Barzotto é organizador do livro Estado de Leitura (Ed. Mercado de Letras/ALB), e co-organizados dos livros (Ed. Anhembi Morumbi/ALB) e Nas Telas da Mídia (Ed. Átomo/ALB).
Notícias relacionadas
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras