Acadêmicos de Serviço Social debatem política atual
O presidente da Federação Brasileira de Entidades de e para Cegos, Carlos Ajur Cardoso Costa, participa, nesta quinta-feira, 27 de maio, às 14h, da palestra de abertura do XXIV Encontro Regional dos Estudantes de Serviço Social, Eress, que se realiza no Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, até o dia 29. O tema ?Mudança x Continuísmo: o Caráter Contraditório da Esquerda no Poder?, será discutido por cerca de 300 acadêmicos dos estados que compõem a IV Região de Serviço Social (Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins e Minas Gerais ? Uberaba e Uberlândia).
Cardoso Costa, que também é presidente do Conselho Nacional de Assistência Social, falará sobre ?Controle Social e Participação da Sociedade Civil?. Além de fazer a abertura do Eress, durante sua estada no Tocantins, Cardoso Costa participará de alguns encontros que tem como objetivo propor a implantação de uma política de inclusão social na área de deficiência visual. Visitas aos municípios de Ananás e Natividade já estão agendadas. De acordo com o Censo Demográfico do IBGE, realizado em 2000, no Tocantins existem 133,5 mil pessoas com alguma dificuldade permanente de enxergar ou total incapacidade. Esse número representa 74,7% do total de pessoas portadoras de algum tipo de deficiência.
Para promover discussões mais amplas sobre questões que envolvem a formação e atuação de profissionais de Serviço Social serão realizadas várias mesas redondas, com a participação de representantes do governo e da sociedade civil organizada. No decorrer do evento, também serão realizadas oficinas, abordando o movimento estudantil, terceiro setor, o estatuto da criança e do adolescente (ECA), entre outros temas.
Proposta
O Eress tem como objetivo promover a discussão e avaliação entre os acadêmicos de Serviço Social de temas referentes à conjuntura, universidade, cultura, formação profissional, movimento estudantil, entre outras questões específicas da região de abrangência do encontro. O Encontro se realiza anualmente, momento em que os estudantes têm a oportunidade de analisar o ensino, a pesquisa e a extensão no Serviço Social.
Mesas
DIAMESATEMAPARTICIPAÇÃO
27/05
20hCONJUNTURAMudança X Continuísmo: o caráter contraditório da esquerda no poderMarcelo Brás (Conselho Nacional de Serviço Social), Francisco Esteves (UFT) e Hilton Faria (Movimento Nacional de Luta pela Moradia)
28/05 9h30FORMAÇÃO PROFISSIONALServiço Social e estágios de vivência: interdisciplinaridade e construçãoEutália Barbosa (delegada Seccional do Serviço Social), Ana Paula (ABEPSS, discente), Thallyta Thomimatshu (VerSUS)
28/05 14hCULTURACultura como alternativa de enfrentamento ao neoliberalismoRaquel Murça (Semac/Palmas), Fátima Dourado (CDHP)
28/05 20hUNIVERSIDADEReforma Universitária: porque e para quem?Alan Barbiero (Reitor da UFT), Gilson Porto (professor CEULP/ULBRA)
29/05 14MOVIMENTO ESTUDANTILMovimento Estudantil na atual conjuntura: participação ou cooptação?Michele Pacheco (Enesso), Telmo (UNE)
Oficinas
* 25 Anos de Organização do Movimento Estudantil do Serviço Social;
* Terceiro Setor: Fortalecimento da Sociedade Civil ou Capital?
* O Trabalho Profissional junto ao Movimento sem Terra;
* Drogas: Vamos Apertar a Polêmica;
* Discussão sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente;
* Gênero e Relações Sociais;
* O Trabalho Social junto à Política de Habitação;
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado