CEULP/ULBRA recebe pesquisadores de renome internacional
O Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, está recebendo, nestas terça e quarta, 25 e 26 de maio, pesquisadores de renome internacional para ministrar palestras na quarta edição da Jornada de Iniciação Científica. A solenidade de abertura se realiza às 20h, no auditório central da Instituição, quando a professora Ph. D. Fernanda Antônia da Fonseca Sobral (UnB) ministrará a palestra ?Tendência da Política Científica e Tecnológica Brasileira?.
Fernanda é Pós-doutora na área de Sociologia pela Ecole dês Hautes Etudes em Sciences Sociales (França/Paris), tem vários trabalhos publicados em revistas científicas e anais de congressos, além de 11 livros publicados.
Na quarta-feira, das 14h às 17h, serão realizadas palestras temáticas, possibilitando o intercâmbio de informações sobre novidades e tendências em quatro diferentes áreas do conhecimento.
Na área de Ciências Exatas e da Terra, o doutor em Geofísica Espacial pelo Instituto Nacional de Pesquisa Espacial (Inpe), Alexandre Álvares Pimenta, falará sobre as pesquisas realizadas neste setor nos últimos 35 anos, em todo Brasil. Pimenta integra o grupo de pesquisa em Física da Alta Atmosfera, da divisão de Aeoronomia do Inpe, desde 2002.
A importância da pesquisa para as Ciências Humanas será apresentada pela Pós-doutora em Sociologia do Trabalho pela Universite de Paris X (Nanterre), Bernardete Wrublevski Aued. Desde 1983, Bernardete é professora na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), onde já desenvolveu projetos de pesquisa e extensão nas áreas de profissão, desemprego, trajetória profissional, trabalho e cooperativa. Atualmente, Bernardete e criadora e coordenadora do Núcleo de Estudo sobre as Transformações no Mundo do Trabalho.
O Doutor em Ciências Técnicas Ambientais pela École Nationale des Ponts et Chaussés (França), Oscar de Moraes Cordeiro Netto (Unb), abordará o tema ?Desafio e Oportunidade em Pesquisa a Área de Tecnologia Ambiental e Recursos Hídricos?. Cordeiro Netto é conselheiro da Comissão Brasileira para Programas Hidrológicos Internacionais, do Conselho Nacional de Recursos Hídricos (CNRH), do Conselho de Meio Ambiente do Distrito Federal e da Câmara Técnica do Plano Nacional de Recursos Hídricos do CNRH.
Na área de Ciências Biológicas e da Saúde, a Doutora Lucile Maria Floeter-Winter falará de uma questão bastante comum e atual no Tocantins, a leishmaniose (ou calazar). Ela apresenta o DNA como chave para o diagnóstico, controle e tratamento da leishmaniose. Lucile é coordenadora do Curso Ciências Moleculares da USP e professora titular do Instituto de Biociências. Desde 2002, integra o Conselho de Ética em Pesquisa em Seres Humanos. Possui mais de 30 publicações em periódicos internacionais.
O jornalista Luiz Gonzaga Motta, Ph. D. pela Universidade Autônoma de Barcelona, ministrará palestra na área das Ciências Sociais Aplicadas, enfocando o tema ?Narrativas, Cultura e Ciências Sociais?. Gonzaga Motta é autor de diversos livros e artigos no Brasil e exterior.
Jovem Pesquisador
A quarta edição da Jornada de Iniciação Científica do CEULP/ULBRA teve 255 trabalhos inscritos, dos quais 199 fora aprovados pela Comissão Avaliadora. Alunos de outras instituições de ensino superior, como UFT, UFBA, USP, Instituto Mineiro de Estudos Sistêmicos, entre outras, participam da Jornada. A premiação será realizada no encerramento do evento, dia 27, às 18h. Os três melhores trabalhos nas áreas de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, Ciências Biológicas, Ciências Agrárias, além de Ciências Exatas e da Terra serão premiados. O grande vencedor em cada área vai participar da 12ª Jornada Nacional de Iniciação Científica, promovida pelo CNPq, com todas as despesas pagas pelo CEULP/ULBRA. Os três primeiros receberão descontos nas mensalidades no decorrer do segundo semestre.
Palestras temáticas
Área LOCALPalestraPalestante
Ciências Sociais AplicadasMiniauditório, sala 543Narrativas, cultura e ciências sociaisLuiz Gonzaga Figueiredo Motta (UNB)
Ciências Humanas Auditório centralA importância da pesquisa nas Ciências HumanasBernardete Wrublevski Aued (UFSC)
Ciências Biológicas
Miniauditório, sala 563DNA: a chave para o diagnóstico, tratamento e controle da leishmaniose (calazar)Lucile Maria Floeter-Winter
(USP)
Ciências Agrárias
Bloco 04, sala 426Desafios e oportunidades em pesquisas na área de tecnologia ambiental e de recursos hídricosOscar de Moraes Cordeiro Netto (UNB)
Ciências Exatas e da Terra Bloco 04, sala 428As pesquisas em Geofísica Espacial no Brasil nos últimos 35 anosAlexandre Álvares Pimenta (INPE)
Notícias relacionadas
-
08
JANDesenvolvimento regional Asmurc apoia Ulbra na criação de polo regional da saúde -
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024
Últimas notícias
-
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras