Tranqüilidade marca a realização do vestibular para cursos tecnológicos
Uma recepção diferenciada marcou o início do processo seletivo para os quatro cursos superiores de graduação tecnológica oferecidos pelo Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, na manhã deste sábado, 31 de julho. Mais de 200 candidatos participam de um momento de relaxamento, sob a orientação da professora de Educação Física, Sílvia Nunes Pereira. O diretor geral, Marcos Fernando Ziemer, e o coordenador dos cursos, João Bazolli, deram as boas vindas aos vestibulandos. Com o apoio da Associação dos Distribuidores e Atacadistas do Tocantins e Saneatins, os candidatos receberam chocolates e água mineral.
Os candidatos aos cursos de Gestão de Pequenas Empresas, Gestão do Comércio Atacadista e Distribuidor, Gestão de Cidades e Gestão Imobiliária foram avaliados por meio de uma prova de Língua Portuguesa e redação sobre tema atual. O resultado do processo seletivo será divulgado neste domingo, no portal, www.ulbra-to.br; na segunda-feira, dia dois, a lista com o nome dos aprovados estará disponível no CEULP/ULBRA.
As matrículas serão realizadas nos dias quatro e cinco. Os aprovados em Gestão de Pequenas Empresas e Gestão de Cidades farão a matrícula na quarta-feira (4/8). Na quinta-feira, serão efetuadas as matrículas de Gestão Imobiliária e Gestão de comércio Atacadista e Distribuidor. A segunda chamada se dará na sexta-feira (06/08), pontualmente às 9h, no auditório central. As aulas iniciam no dia 9 de agosto (segunda-feira).
Histórias de vida
As mudanças de cidade motivadas pelo trabalho impediram Inês Eloísa Rubick, 47 anos, de concluir um curso superior. Morando em Palmas há um ano, Inês decidiu diminuir o ritmo de trabalho e se dedicar aos estudos. Acadêmica do segundo período de Administração pela Universidade Federal do Tocantins, tenta uma vaga no curso de Gestão de Cidades. ?Tenho um conhecimento muito prático, preciso me atualizar. Existem normas que a gente não aprende no dia-a-dia?, destaca. Funcionária de uma empresa de Engenharia, Inês trabalha na área de cadastramento urbano, e diz que o diploma nunca fez falta, mas nesta nova fase profissional, fará a diferença.
Fábio Ferreira Moura, candidato a uma vaga em Gestão do Comércio Atacadista e Distribuidor, contou com o apoio da esposa, Adevânia, e da filha, Ana Clara, que o acompanharam até a universidade para ?dar uma força?. Fábio trabalha há oito anos na área e nunca teve a oportunidade de fazer um curso superior. ?Este segmento é muito ágil, exige muitas viagens, o que impede que a gente faça um curso convencional?, observa, destacando que o período de duração dos cursos tecnológicos, de apenas dois anos, foi decisivo na escolha do curso.
O casal Demetrius e Juliana Schinaider tentam vagas no curso de Gestão Imobiliária. Em Palmas há dois meses, pretendem se qualificar para voltar à região de origem, o Sul do Brasil, e investir em um empreendimento próprio. Enquanto isso, dividirão o tempo entre os estudos e o comércio que abriram na cidade. ?O curso é direcionado à área em que vamos atuar?, ressalta, dizendo que os próximos três anos serão de qualificação profissional.
Gabarito
As questões da Prova de Língua Portuguesa têm as seguintes respostas: 1 A, 2 B, 3 B, 4 D, 5 E, 6 E, 7 D, 8 E, 9 C, 10 A, 11 B, 12 E, 13 B, 14 C, e 15 A.
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado