Ação ?Sangue é Vida? mobiliza o CEULP/ULBRA
O tema ?Sangue é vida? será desenvolvido, no decorrer da Semana Santa, com toda comunidade acadêmica do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, em comemoração à Páscoa. Recursos áudio-visuais serão utilizados para propor uma reflexão sobre o sacrifício de Jesus Cristo em favor da humanidade. A iniciativa é da Pastoral Universitária, em parceria com a Assessoria de Comunicação, e conta com o apoio do Hemocentro de Palmas.
?A palavra sangue, geralmente, lembra dor, violência e sofrimento. Isto também se aplicada a Jesus, mas aquele sangue derramado trouxe vida, e vida eterna?, refete o capelão Ilvo Bender, destacando que o exemplo deve ser seguido. ?Num contexto diferente, o nosso sangue também pode salvar uma vida?, incentiva.
As atividades iniciam nesta segunda, cinco de abril, quando um grupo de sensibilizadores do Hemocentro conversará com estudantes, professores e funcionários sobre a necessidade de doadores voluntários e a importância da participação, principalmente de jovens, nesta causa. O grupo percorrerá as salas de aula, distribuindo folhetos informativos.
Na quarta-feira, a unidade móvel do hemocentro estará no CEULP/ULBRA, das 8h às 12h, para receber os doadores. Paralelamente, a Pastoral entregará uma lembrança e, no intervalo das aulas, nos três períodos, apresentará músicas, slides, peças artísticas e uma reflexão sobre a paixão de Cristo. O momento terá uma participação especial do Coral. ?A idéia é motivar as pessoas a seguir o exemplo deixado por Jesus de amor ao próximo?, ressaltou.
Doação
A maior necessidade do Hemocentro é por sangue com RH negativo (O, A, B, AB). A campanha pretende conscientizar e estimular os doadores em potencial a doar regularmente. Estatísticas apontam que apenas 2% dos doadores brasileiros realizam a ação com regularidade. ?Nossa necessidade é muito grande. Se as pessoas contribuírem voluntariamente, essa realidade deve mudar?, destaca a gerente do setor de captação, Rosireide de Souza.
Para doar é necessário ter entre 18 e 65 anos, pesar mais de 50 kg, não estar em jejum, não ter ingerido bebida alcoólica nas últimas 24 horas e ser saudável. Para que a doação seja realizada, o voluntário deve apresentar algum documento de identificação.
Alguns fatores impedem a doação. Entre eles estão doenças como hepatite, chagas, malária e sífilis. Pessoas que têm comportamento de risco para doenças transmissíveis pelo sangue, ter múltiplos parceiros e ser usuário de drogas injetáveis também não podem doar.
Hemocentro
* Atendimento: de segunda a sexta-feira, das 7h15 às 17h30, e aos sábados, das 7h15 às 11h30.
* Endereço: 301 Norte, Conj. 02, Lt. 01
* Telefones: 218-3292 e 218-3287
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado