CEULP/ULBRA levará energia elétrica para comunidade do Jalapão
A comunidade Boa Esperança, no município de Mateiros, receberá energia elétrica, que possibilitará o desenvolvimento socioeconômico da região. O curso de Engenharia Agrícola do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, vai instalar na região uma pequena central para geração de energia, associando células fotovoltaicas e geradores eólicos. A central vai atender 54 casas da comunidade, beneficiando cerca de 240 pessoas. O projeto, orçado em R$280,3 mil, será financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq.
Boa Esperança situa-se no Parque Estadual do Jalapão, uma região de difícil acesso, que não possui energia elétrica. A central vai sanar o problema, promovendo o desenvolvimento da região, por meio da disponibilização de energia elétrica, gerada a partir dos recursos renováveis existentes na localidade. O sistema será misto, utilizando a luz solar (abundante) e os ventos, que têm uma velocidade superior a cinco metros por segundo, porém apresentam certa sazonalidade.
Além da energia elétrica destinada às residências, uma média de 470 Wh/dia, o sistema permitirá a instalação de pequenas máquinas, como moendas e bombas d´água, que facilitarão a vida dos pequenos produtores rurais e artesãos da localidade. O sistema será operado pela própria comunidade, que será treinada pela equipe do CEULP/ULBRA ? responsável pela implantação do projeto. A energia elétrica possibilitará, ainda, a criação de cursos noturnos, que atenderão aos trabalhadores que não dispõem de outro horário para estudar.
Os impactos ambientais e socioeconômicos decorrentes da instalação da central serão avaliados periodicamente pelos pesquisadores da Instituição. A geração e utilização da energia também serão monitoradas.
Recursos naturais
A utilização de fontes alternativas e recursos naturais renováveis para a geração de energia é uma realidade do curso de Engenharia Agrícola do CEULP/ULBRA. No Campo Experimental, foi instalada uma pequena central termelétrica, que utiliza como matéria-prima a casca de arroz compimida (briquetes). A central já está em funcionamento, com o apoio do CNPq. Outro projeto em desenvolvimento é a produção de energia por meio da queima de biomassa, principalmente de briquetes de borracha.
Notícias relacionadas
-
08
JANInovação em acessibilidade Técnico da Ulbra adapta carrinho de controle para o movimento das mãos -
07
JANEDUCAÇÃO À DISTÂNCIA Ulbra oferece 37 cursos gratuitos de extensão na modalidade EAD -
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação
Últimas notícias
-
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema -
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado