CEULP/ULBRA revela talentos esportivos
Professores e acadêmicos do curso de Educação Física do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, participam neste domingo (05/09) do Dia da Descoberta do Talento, que se realiza no Ginásio de Esportes Ayrton Senna, a partir das 12h. O evento marca o início das atividades do Programa Esporte Brasil, do Governo Federal, que pretende avaliar, até o final do ano, dois milhões de adolescentes entre 10 e 15 anos, visando identificar possíveis talentos esportivos. No Estado, o programa será realizado pela Secretaria Estadual de Esportes em parceria com a Gerência de Esportes de Palmas.
Nos próximos 30 dias, a equipe, formada por dois professores e cerca de 11 acadêmicos da Instituição, visitará as escolas da Capital com o objetivo de fazer a bateria de testes proposta no projeto. ?Nossa meta é avaliar cerca de dois mil adolescentes, realizando uma média de 50 atendimentos por dia?, explica o coordenador do curso de Educação Física, Uberti Messina. Esta avaliação será feita apenas nas capitais. A meta do Ministério é avaliar 100 mil estudantes.
A bateria de testes será realizada no período das aulas de educação física, incluindo avaliações de flexibilidade, força-resistência, força-explosiva, arremesso de medicine-ball, agilidade, velocidade, resistência geral, além das medidas de estatura, massa corporal e envergadura. Todos os resultados serão encaminhados ao banco de dados do ministério.
?Os alunos que se destacarem serão encaminhados às escolinhas de iniciação esportiva ou para as federações?, destaca. Tendo como parâmetro o resultado dos atletas brasileiros de alto rendimento, os alunos avaliados que apresentarem resultados acima da média serão direcionados para o Banco de Talentos. Estes dados serão disponibilizados às Confederações esportivas e entidades ligadas à formação de atletas interessadas em investir em novos atletas.
?Este modelo é utilizado na China, Austrália e pelos países que integravam a União Soviética. O resultado pode ser observado na quantidade de medalhas conquistadas nas Olimpíadas e outras competições mundiais?, destaca Uberti.
Pesquisa
Além da revelação de novos talentos, o coordenador de Educação Física destaca a importância da formação do banco de dados. ?As possibilidades de se desenvolver pesquisas a partir destas informações são inúmeras?, observa, citando que os dados poderão ser utilizados por pesquisadores e acadêmicos de várias áreas.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI