Parceria entre CEULP/ULBRA e Fieto/Sesi promoverá alfabetização de adultos
O Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, assina, nesta segunda-feira,17/11, um convênio com o Sistema Fieto, por intermédio do Sesi Tocantins, para a realização do programa Sesi Brasil Alfabetizado. A parceria viabilizará a alfabetização de até dois mil adultos não-letrados no decorrer do próximo semestre. A cerimônia acontece na sala de reuniões, às 9h, no CEULP/ULBRA, e contará com as presenças do diretor geral da Instituição, Hugo Edgar Lüdke, do presidente da Fieto, Ronaldo Dimas, e do superintendente do Sesi, Luís Eduardo Bovolato.
As atividades iniciarão em janeiro e serão coordenadas pelo curso de Pedagogia. Acadêmicos dos cursos de licenciatura e da pós-graduação em Formação de Professores para o Ensino Superior do CEULP/ULBRA poderão se candidatar às bolsas de alfabetizadores. No primeiro momento, serão oferecidas até 75 bolsas, de acordo com a demanda. Cada alfabetizador receberá R$15,00, por aluno, mensalmente.
Além de Palmas, serão contemplados 11 municípios da região metropolitana, como Porto Nacional, Ponte Alta e Miranorte. As turmas serão formadas pelos próprios alfabetizadores, beneficiando assim, entre 15 e 25 adultos. As salas de aula serão instaladas na comunidade dos alfabetizandos, em locais como igrejas, centros comunitários e escolas públicas.
O processo de alfabetização terá a duração de seis meses, com três encontros semanais, de duas horas cada. Segundo o coordenador de Pedagogia, Danilo Souza, o processo seguirá uma linha sócio-construtivista, partindo da realidade na qual os adultos estão inseridos. A metodologia utilizada é do Sesi Educa, e as ações são monitoradas pelo Instituto Paulo Freire.
O projeto visa à inclusão social de pessoas não-letradas, com mais de 15 anos. Em todo Estado existem cerca de 160 mil adultos considerados analfabetos totais. Em Palmas, cerca de 5% da população, o equivalente a 5.835 pessoas, não são alfabetizadas. Em municípios como Fortaleza do Tabocão, o percentual sobe para 14% e em Mateiros, atinge 22%.
O programa Sesi Brasil Alfabetizado recebe recursos do Ministério da Educação. No Estado, outras instituições de ensino superior estarão participando do processo de educação de jovens e adultos.
Núcleo de EJA
Desde 1998, o curso de Pedagogia do CEULP/ULBRA desenvolve diversas ações voltadas para a educação de jovens e adultos (EJA), inclusive em parceria com outras instituições. Em 2003, o curso implantou o Núcleo de Educação de Jovens e Adultos para otimizar as atividades acadêmicas e de extensão voltadas para este público. Mais de 300 pessoas já receberam treinamento como alfabetizadores, por meio de cursos e oficinas.
As oficinas de capacitação inicial e continuada do Brasil Alfabetizando estarão vinculadas ao Núcleo. O coordenador observa que a realização do projeto fornecerá subsídios que poderão ser utilizados em projetos de pesquisa neste segmento. ?Além de ser um espaço alternativo de estágio para os acadêmicos?, conclui.
Notícias relacionadas
-
06
JANATENDIMENTO À COMUNIDADE Cursos da Ulbra na área da Saúde atenderam 22 mil pessoas em 2024 -
27
DEZAlerta para o barulho Final de ano inspira cuidados especiais com os animais de estimação -
27
DEZRetrospectiva Em 2024, Ulbra se consolidou como uma das principais universidades do País -
20
DEZSímbolo de resistência Gesto de bravura e resiliência transforma Caramelo em astro de cinema
Últimas notícias
-
17
DEZÁREA DA SAÚDE Acervo inédito na Ulbra Canoas mostra história de doenças raras -
12
DEZFORMAÇÃO DE EXCELÊNCIA Estudante de Direito tem formatura antecipada para virar delegado -
10
DEZExemplo de solidariedade Assembleia Legislativa homenageia Ulbra pelo trabalho nas enchentes -
09
DEZFinal feliz Cavalo Caramelo é doado oficialmente para a Ulbra