Marques de Melo ministra aula inaugural de Comunicação Social
O Brasil é um país jovem e a alavanca para o seu desenvolvimento é a comunicação. Os profissionais da área são os agentes desta transformação. Esta foi uma das idéias compartilhadas pelo doutor em Jornalismo, o professor José Marques de Melo, durante a aula inaugural dos cursos de Comunicação Social do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, na manhã deste sábado. Estudantes, professores e jornalistas da cidade compareceram ao evento.
As perspectivas nacionais e internacionais da Comunicação foram abordadas por Marques de Melo no decorrer da aula, tendo como referência o livro História do Pensamento Comunicacional (Editora Paulus), lançado em Palmas, ontem. A obra divide-se em duas partes, fazendo uma trajetória do pensamento comunicacional desde o século três a.C. até os tempos atuais. Outro enfoque é nas figuras marcantes deste processo, como Luiz Beltrão, que fundou o primeiro instituto universitário de comunicação no Brasil, há mais de 40 anos. Na definição do próprio autor, o livro é uma releitura do processo sob uma ótica Latino-americana e tem como objetivo auxiliar Acadêmicos, professores e profissionais no embasamento teórico.
?O universo da comunicação é fascinante, porém é muito complexo?, explica, acrescentando que os profissionais não podem perder de vista ?a dimensão do universo midiático?, não se prendendo apenas a área de graduação. Marques de Melo destacou o poder que a mídia exerce na sociedade, sendo um espelho da cultura da época. O professor também chama a atenção para o fascínio que a profissão traz, mas enfatiza que, além da fama e do estrelato, o perfil dos profissionais deve ser definido pela responsabilidade social.
Marques de Melo tem 40 anos de profissão e foi um dos primeiros jornalistas a investir na carreira acadêmica, doutorando-se na área há 30 anos. ?A prática é fácil de ser aprendida, ela pode ocorrer na própria empresa, mas os profissionais saem vazios?, avaliou, citando a própria experiência como exemplo, pois iniciou-se no jornalismo aos 15 anos e ?com três anos não havia mais nada a aprender?, por isso resolveu voltar à sala de aula. Na sua opinião, os acadêmicos de hoje saem mais bem preparados para o mercado de trabalho e os cursos de especialização são fundamentais para o aperfeiçoamento profissional. Para o professor, o momento atual para as faculdades de comunicação é de ?correção de rumo em busca da qualidade?, com investimento em laboratórios, equipamentos e professores capacitados.
Lançamento
Profissionais da área de comunicação e comunidade acadêmica participaram da apresentação do livro História do Pensamento Comunicacional (Editora Paulus), feita por Marques de Melo, ontem, seguida da noite de autógrafos. ?A Instituição criou uma grande oportunidade para convivência com Marques de Melo que, seguramente, é um dos maiores acadêmicos da área?, disse a jornalista Ivonete Mota, citando como exemplo as obras do autor. A historiadora Juciene Ricarti Apolinário acrescenta que a contribuição de Marques de Melo se estende à área das ciências sociais aplicadas, trabalhando questões da realidade brasileira com os meios de comunicação. ?Ele destaca a importância do conhecimento intelectual e não apenas tecnicista da profissão, provocando para o aprendizado do aspecto teórico ao longo da história da humanidade?.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI