Merchandising como ferramenta de venda
Os acadêmicos do 5º período de Publicidade e Propaganda, do Centro Universitário Luterano de Palmas, CEULP/ULBRA, encerrando as atividades letivas da disciplina Mercadologia, Merchandising e Perfil do Consumidor, apresentaram, na manhã deste sábado, as diferenças do merchandising para o marketing e para a propaganda. De forma prática, o público pôde conferir as estratégias utilizadas para atrair clientes, em um modelo de supermercado montado na Instituição. Outros grupos também desenvolveram o tema, analisando a propaganda existente na mídia, incluindo as mensagens subliminares.
"Cada vez mais o merchandising está sendo utilizado", destacou a professora da disciplina, Cláudia Arantes, acrescentando que, embora as duas formas tenham efeito positivo, o trabalho voltado para o marketing tem ganhado um espaço maior. "O ponto de venda é determinante para a escolha de um produto. Cerca de 85% das decisões são tomadas lá", ressaltou, acrescentando que fatores como promoções, degustação, aspectos e posição das embalagens, além da ambientação, têm peso na hora da compra.
O merchandising em forma de propaganda na mídia (TV, rádio e filmes) é mais cara e aspectos como a mensagem subliminar geram polêmicas. "Existe uma ampla discussão sobre a ética na propaganda subliminar, mas ainda não foi criada uma legislação específica", comentou a professora. Em busca de resultados, normalmente os anunciantes utilizam os dois recursos para aumentar as vendas.
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI