30 anos da ULBRA
ULBRA 30 anos
A quarta maior universidade do País
70 mil alunos em seis estados, 14 campi e 20 escolas
Três hospitais e 110 mil vidas no Plano de Saúde
A Universidade Luterana do Brasil comemora, dia 16 de agosto, os 30 anos de instalação do seu primeiro curso de graduação, o de Ciências Administrativas na então Faculdades Canoenses. A instituição começou nas instalações daquele que é hoje o seu maior colégio, o Cristo Redentor. A ULBRA tem hoje 30.740 mil alunos de graduação em seu campus central. Somadas as escolas, seus campi e os de sua mantenedora, a Comunidade Evangélica Luterana São Paulo, no Norte e Centro-Oeste do Brasil, são mais de 70.777 mil alunos em seis estados brasileiros.
Os parceiros de ranking
Aos 30 anos, a ULBRA é a quarta maior universidade brasileira, segundo o ranking do próprio Ministério da Educação, onde se incluem instituições de expressão internacional como a Universidade de São Paulo, a Universidade Federal do Rio de Janeiro, a Universidade Estadual Paulista, todas públicas, além da PUC de Minas, a Universidade Paulista e a Universidade Estácio de Sá, do Rio, essas particulares. É também a maior universidade luterana do mundo e a única instituição brasileira de ensino que atua ao mesmo tempo em seis estados brasileiros com 14 campi, oito dos quais no Rio Grande do Sul. A ULBRA é a maior universidade do Rio Grande do Sul e, entre as particulares, é a terceira maior das instituições brasileiras de ensino superior.
Expansão com o Reitor
No centro de toda esta história de 30 anos de avanços na busca da excelência no ensino, saúde e na tecnologia está o reitor Ruben Becker que chegou a Canoas em 1966, vindo de Peabiru, no Paraná, para assumir como pastor da CELSP e professor da pequena escola São Paulo. Seu primeiro grande projeto foi o Colégio Cristo Redentor, inaugurado em maio de 1969. Hoje, o Centro Tecnológico da Universidade congrega 20 escolas em seis estados brasileiros. Em 1978, foi adquirida a área de terras na então Vila São Luiz, onde, no ano seguinte, se iniciou a obra do futuro campus. As primeiras aulas foram dadas ainda em 81, em meio às obras. Com o surgimento de novos cursos foi solicitado o processo de criação da Universidade Luterana do Brasil que se tornou realidade em 1988. Em todas as unidades, são aplicados os princípios da filosofia luterana de educação segundo as concepções herdadas de Martinho Lutero.
Ligando o Sul com o Norte
A partir de 89, a Universidade expandiu-se para o interior do Rio Grande do Sul com as unidades de São Jerônimo e Guaíba, às quais se agregaram posteriormente Torres, Gravataí, Cachoeira do Sul, Carazinho e, em 2002, a ULBRA Santa Maria. O projeto de ensino da CELSP para os estados do Norte e do Centro-Oeste teve início em 1984, com Ji-Paraná, em Rondônia; Santarém, no Pará; Manaus, no Amazonas; Palmas, no Tocantins; e Itumbiara, em Goiás. Trabalho ampliado em 2001 com a inauguração do campus do ILES/ULBRA Porto Velho, capital de Rondônia, o sétimo a funcionar nas duas regiões, sendo dois deles na condição de centros universitários, os de Palmas e de Manaus.
Área da saúde em crescimento
Em 1993, em função de seu curso de Medicina, a Universidade chegou à área da saúde com os hospitais Luterano e Independência, em Porto Alegre, e Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Um complexo que contará, em breve, com o Hospital Universitário, em fase final de instalação no campus central. O Plano de Saúde, com mais de 97 mil vidas, conta hoje com um a rede de 17 centros clínicos na Grande Porto Alegre e no Litoral Norte.
Os sucessos do esporte
Em 96, a Universidade passou a atuar no esporte de competição que deu dimensão nacional e internacional ao nome da ULBRA. Em 98 e 99, o Sport Club ULBRA conquistou o título de campeão e bicampeão da Superliga Nacional de Vôlei Masculino, e foi vice-campeão na temporada 2000/2001. A equipe de futsal masculino foi tricampeã da Liga Nacional em 96, 98 e 2002, campeã e bicampeã da Copa Intercontinental de Clubes em 99 e 2001.
Alcançou também uma invejável coleção de láureas nacionais e internacionais na modalidade de handebol feminino. Dentre outros títulos da ULBRA, destacam-se os de campeã pan-americana de judô feminino (juvenil), tricampeã brasileira adulto de judô (sênior), campeã estadual de basquete adulto masculino em 97 e 98.
ULBRA Olímpica
Lançado em junho, o Projeto ULBRA Olímpica prevê a formação do ser humano através da educação, saúde, cultura e esporte, além de buscar o desenvolvimento de novos talentos esportivos gaúchos. O projeto quer primeiramente, em um período de 12 anos, envolver 100 mil pessoas, possibilitando a formação de 200 profissionais especializados em diferentes áreas e, em especial, 10 mil atletas. Desses, espera-se destacar 50 em condições de disputar uma Olimpíada.
As primeiras modalidades contempladas com o projeto são o atletismo, basquete, futsal, vôlei e judô, entre outros. O projeto visa valorizar o ser humano em busca de sua realização. Os programas destinados aos jovens das escolas que integram o Centro Tecnológico da Universidade serão postos em prática já no segundo semestre deste ano.
O Projeto ULBRA Olímpica permite uma ligação estreita com vários cursos da instituição. Educação Física, Fisioterapia, Medicina, Direito, Psicologia, Odontologia, Enfermagem e Comunicação Social são alguns dos campos de conhecimentos interdisciplinares ligados ao esporte que irão disponibilizar professores e alunos para o projeto.
MATRÍCULA DA ULBRA EM 2.002/2
Graduação
Rio Grande do Sul .......................... 44.793 alunos
Norte e Centro-Oeste...................... 13.552 alunos
Escolas
Em seis estados................................ 9.309 alunos
Pós-graduação
Em seis estados................................ 2.511 alunos
Matrícula total no Brasil................70.777 alunos
ULBRA é top entre
as universidades
do Rio Grande do Sul
A Universidade Luterana do Brasil é a mais lembrada instituição gaúcha de ensino superior, segundo a pesquisa anual Top of Mind 2002, da Revista ?Amanhã?. A ULBRA também foi a mais lembrada pelos gaúchos entre as equipes de futsal do Estado e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul foi a segunda mais lembrada.
Os resultados da 12ª edição da pesquisa realizada pela empresa Segmento foram apresentados no dia 13 de março. A pesquisa de lembrança de marca foi realizada em todas as regiões sócio-econômicas do Estado na faixa dos 18 aos 65 anos nas classes sociais A, B, C, D e E.
A ULBRA foi a mais lembrada universidade gaúcha no ano em que comemora os 30 anos de instalação do seu primeiro curso de graduação. Entre os planos de saúde também foi destacado o ULBRA Saúde que a Universidade oferece na Grande Porto Alegre e no Litoral Norte.
Projetos sociais
dão certificado de
Responsabilidade Social
à ULBRA
A Universidade Luterana do Brasil recebeu, no final de 2001, o seu segundo Certificado de Responsabilidade Social atribuído pela Assembléia Legislativa. O prêmio distingue empresas e instituições por suas ações comunitárias, estabelecendo o comprometimento social como seu diferencial de atuação. A ULBRA foi premiada em razão dos 366.595 atendimentos prestados durante o ano de 2000 por seus cursos de graduação, especialmente na área da saúde. A premiação foi atribuída segundo os parâmetros da Lei 11.440/00, do deputado Cézar Busatto, através de um júri formado por deputados e entidades representativas da comunidade. A mesma distinção foi dada à ULBRA no ano passado em virtude das ações desenvolvidas em 1999.
O trabalho da ULBRA
Com 43 cursos e 56 habilitações, a Graduação da Universidade Luterana do Brasil responde por projetos sociais que envolvem desde ações de medicina e odontologia preventivas até a prática de esportes pelos portadores de necessidades especiais, passando pelo atendimento às vítimas de violência, ações em favor dos portadores da Aids e programas de reciclagem do lixo. Um outro leque de programas, a partir da área da Pedagogia, beneficia alunos de escolas e creches carentes treinando professores em novas técnicas de ensino de ciências, matemática e ensino e aprendizagem.
O Serviço de Assistência Jurídica Gratuita é o mais antigo e só em Canoas prestou 4.334 atendimentos em 2000. Os projetos de cunho social do campus de Cachoeira do Sul envolveram 30 mil pessoas e deram à unidade o Prêmio Top Cidadania da Associação Brasileira de Recursos Humanos/Rio Grande do Sul. Em Canoas, em colaboração com a Prefeitura, o curso de Serviço Social participou do Projeto Núcleo de Família e Redes Sociais, resultando na formação de padeiros e confeiteiros que passaram a contribuir para a elevação da renda de suas famílias.
A ULBRA foi a única Universidade a receber duas vezes a distinção.
AÇÃO SOCIAL DA ULBRA EM 2.000
Aplicações em programas da área da educação................ R$ 97.711.632,97
Aplicações na área da saúde ............................................... R$ 3.667.814,54
Atendimentos dos cursos da saúde ..................................... 73.832
Atendimentos de outros cursos ........................................... 76.119
Atendimentos na rede de hospitais e ambulatórios............ 212.209
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
Rua Miguel Tostes, 101
Bairro São Luiz- 92.420-280 - Canoas/RS
Fone 0 XX 51 477 4000 - Fax 0 XX 51 477 1313
ulbracanoas@ulbra.br
Notícias relacionadas
-
19
NOVComunicação em destaque Ulbra entre os finalistas do Salão ARP 2024 -
15
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience mostra inovações para acessibilidade de estudantes -
12
NOVEDUCAÇÃO E TECNOLOGIA Ulbra Xperience reúne centenas de estudantes em ambiente inovador -
11
NOVInspiração para transformar Futuro do Ensino Superior é tema de palestra da presidência da Aelbra
Últimas notícias
-
07
NOVPesquisa e inovação Ulbra Palmas produz cartilha de orientação aos usuários do SUS -
06
NOVSaúde na escola Alunos de Medicina ensinam primeiros socorros em escolas de Gravataí -
22
OUTRELAÇÕES INTERNACIONAIS Estudante colombiano relata as experiências do intercâmbio na Ulbra -
11
OUTReconhecimento Assessoria de Comunicação da Ulbra é indicada ao Prêmio ARI